Instituto AP é apresentado com o apoio dos principais representantes dos assuntos públicos em Espanha
Promovido pela Universidade Nebrija e por consultoras como a LLYC, Acento, Rud Pedersen, Atrevia e Estrategos, foi criado com a ambição de se tornar uma referência europeia na formação de líderes.
Madrid prepara-se para acolher um novo centro de reflexão e formação que pretende ser uma referência na Europa, seguindo os passos de instituições como a London School of Economics and Political Science no Reino Unido, Sciences Po (Paris) em França, a Hertie School (Berlim) na Alemanha e o Instituto Universitário Europeu (Florença) em Itália. O Instituto Europeu de Assuntos Públicos e Governo (Instituto AP) foi criado com o objetivo de se tornar um ponto de referência para o diálogo sobre políticas públicas e para a formação de futuros profissionais.
A cerimónia de apresentação, que teve lugar no Campus Madrid-Princesa da Universidade Nebrija e foi presidida pela jornalista Marta García Aller, reuniu personalidades de relevo do âmbito institucional, empresarial e académico, entre as quais a ex-vice-presidente Soraya Sáenz de Santamaría e ex-ministros como Cristina Narbona e Jordi Sevilla ou Alberto Garzón, marcando o início deste ambicioso projeto nascido da aliança entre a Universidade Nebrija e os principais atores do setor dos assuntos públicos.
“Os assuntos públicos são uma disciplina fundamental nas democracias modernas, onde a interação entre as esferas pública e privada é essencial”, afirmou Joan Navarro, presidente do Instituto AP, que informou que ”já existem vinte entidades, organizações e empresas associadas ao Instituto AP, e mais de 60 professores no corpo docente, com os quais pretendemos preencher uma lacuna existente na formação em assuntos públicos em Espanha. Esta nova instituição foi criada para preencher uma lacuna na formação especializada neste domínio, com uma abordagem prática e profissional.
O instituto conta com o apoio das principais consultoras de assuntos públicos do país: LLYC, Acento, Rud Pedersen, Estrategos, Atrevia, entre outras, bem como de instituições de referência como a UNICEF e a Political Watch, e de importantes associações sectoriais como a AMETIC, a Autocontrol e a FIAB. A Demócrata participará como media partner do instituto.
“Se queremos transformar a realidade, temos que entender muito bem o que está acontecendo. A formação deve ser um estado de espírito permanente para compreender o que queremos transformar”, afirmou Cristina Narbona, Presidente do PSOE, antiga Vice-Presidente do Senado e antiga Ministra do Ambiente.
A oferta académica inicial inclui um Executive Master em Public Affairs destinado a profissionais ativos, um Master em Public Affairs and Government para licenciados, e vários programas especializados em áreas como a gestão de gabinetes políticos, o sector da saúde ou da alimentação ou a aplicação da inteligência artificial nos assuntos públicos.
O Instituto AP foi criado com uma clara vocação de excelência e transversalidade, mas não uma excelência qualquer. “O Instituto AP vem ocupar uma área que não estava coberta. A interação entre os setores público e privado é essencial numa sociedade democrática”, afirmou José Muñiz, Reitor da Universidade de Nebrija, que quis ‘felicitar sinceramente os promotores desta iniciativa pioneira’.
Para encerrar o evento, Joan Navarro, Presidente do Instituto AP, apelou à colaboração de todos os setores envolvidos nos assuntos públicos. “A política espanhola carece de humor. Não há assim tantas coisas que nos separem e, se as houver, é melhor trabalhar em conjunto para as resolver”, afirmou.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Instituto AP é apresentado com o apoio dos principais representantes dos assuntos públicos em Espanha
{{ noCommentsLabel }}