EIOPA cria grupo consultivo para guiar políticas partilha de dados
As conclusões do grupo vão apoiar o futuro trabalho do supervisor em matéria de partilha de dados e os seus esforços para enfrentar desafios e oportunidades emergentes no contexto de digitalização.
A Autoridade Europeia de Supervisão de Seguros e Pensões Complementares de Reforma (EIOPA) anunciou esta terça-feira a criação o seu grupo consultivo de peritos para a utilização e partilha de dados no setor segurador, sendo já conhecidos os seus membros.
A necessidade de responder às complexidades do uso de dados pessoais no setor segurador aliada aos potenciais fortes impactos sociais fez com que a EIOPA criasse este grupo.
Entre as candidaturas apresentadas ao convite lançado pela EIOPA em dezembro do ano passado foram nomeados 26. Entre estes, William Vidonja, head of conduct of business da Insurance Europe, Simon Hatzesberger, manager na Deloitte e Alejandra Fernandez, actuarial valuation director da VidaCaixa.
De acordo com a EIOPA, as conclusões deste grupo vão apoiar o futuro trabalho do supervisor em matéria de partilha de dados e os seus esforços para enfrentar desafios e oportunidades emergentes no contexto de digitalização.
Além disso, as resoluções servirão de base para a “reflexão coletiva sobre a forma de otimizar, com dados, o impacto positivo dos seguros em benefício da economia e da sociedade, tendo simultaneamente em conta a necessidade de uma utilização ética dos dados.”.
Segundo o regulador dos seguros europeu, o grupo consultivo de peritos é composto por peritos “de alto nível” com diversas experiências e formações, como o setor segurador, o meio académico, as associações de consumidores e as organizações de partes interessadas.
Espera-se que conclua o seu trabalho num ano, ou seja, em março de 2026.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
EIOPA cria grupo consultivo para guiar políticas partilha de dados
{{ noCommentsLabel }}