Tecnológica prepara novo hub de IA em parceria com universidades portuguesas

Closer Consulting vai abrir no primeiro semestre um hub de inteligência artificial (IA), que terá polos em Lisboa, Porto e Braga. Em cima da mesa está parceria com Nova SBE e uma faculdade no norte.

Iniciativa terá três polos em Lisboa, Porto e Braga

A tecnológica portuguesa Closer Consulting pretende inaugurar, ainda no primeiro semestre deste ano, um novo hub de investigação e desenvolvimento em inteligência artificial (IA), com três polos. O novo centro deverá ser criado em consórcio com a Faculdade de Economia da Universidade Nova de Lisboa (Nova SBE) e com um faculdade do Norte, de acordo com o partner Fernando Matos.

“Houve a decisão por parte do grupo de criar um hub de investigação e desenvolvimento em inteligência artificial em Portugal, que irá servir todos os clientes, numa perspetiva de nearshore. É um projeto que vai ter três polos: em Lisboa, em Braga e no Porto”, avançou ao ECO Fernando Matos, partner e cofundador da Closer Consulting, que é especializada em data science e tem “forte presença” em setores como banca, telecomunicações, energia e retalho.

De acordo com o responsável, o objetivo é chegar às 300 pessoas a trabalhar neste hub no prazo de três anos, sendo que, destes trabalhadores, alguns serão profissionais que já estão ao serviço da Closer Consulting, outros serão recém-licenciados, outros serão doutorandos das referidas universidades e ainda profissionais recrutados com diferentes níveis de experiência.

Vai ser um hub que vai apostar muito na academia”, realça Fernando Matos, insistindo que haverá uma ligação direta entre a tecnológica e as duas faculdades já referidas.

A data de abertura ainda está por afinar, mas o partner assegura que será ainda no primeiro semestre deste ano: “A abertura está para breve. Queremos que seja o mais rapidamente possível para ter impacto na nossa atividade.”

Além da ligação à academia, o projeto contará com apoio de fundos europeus. Fernando Matos explica que já teve várias reuniões com o Ministério da Economia e com a AICEP: “Vai ser um projeto com o apoio destas entidades”, assevera.

Uma academia para “pescar” talento

Enquanto prepara a abertura do novo hub de IA, a Closer Consulting está também prestes a lançar mais uma edição da Data Academy, programa de formação intensiva para talento jovem.

A 11.ª edição arranca em abril e disponibilizará aos participantes, como anteriormente, uma remuneração. “As pessoas têm seis semanas de formação intensiva e, depois, começam a trabalhar em projetos nossos”, explica Fernando Matos, que garante que a taxa de integração não dista muito dos 100%.

A maioria dos formandos são recém-licenciados, “mas isso não é uma regra“, atira, detalhando que tem também havido casos de requalificação, isto é, pessoas que vêm de outras áreas mas, através deste programa, acabam por ganhar capacidades para seguir uma carreira na área analítica.

Exceções à parte, regra geral, a Data Academy dirige-se a recém-licenciados em Física, Matemática e Engenharia Informática. “A academia foi estruturada para pessoas sem experiência ou pouca experiência que acabam por ter formação com módulos distintos, de hard a soft skills“, salienta o partner.

Com dez edições já concluídas, a Data Academy tem sido um sucesso na atração de talento, acrescenta Fernando Matos, que lembra que, no arranque, era preciso ir “pescar” candidatos. Agora, as candidaturas rondam as três centenas: “Torna-se mais difícil a seleção, temos tido candidatos excelentes”, observa.

Com 350 profissionais e escritórios em Portugal, Brasil e Reino Unido, a portuguesa Closer Consulting integra, neste momento, o grupo francês Smart4Engineering.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Tecnológica prepara novo hub de IA em parceria com universidades portuguesas

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião