Número de desempregados inscritos no IEFP sobe mais de 4% em janeiro
Número de desempregados inscritos no IEFP subiu 4,3% em termos homólogos e 4,1% em cadeia em janeiro. No total, há 349 mil pessoas registadas nos centros de emprego.
O número de desempregados inscritos no Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) voltou a aumentar. De acordo com os dados divulgados esta quinta-feira, janeiro foi sinónimo de uma subida superior a 4%, tanto em cadeia como em termos homólogos. Há agora mais de 349 mil inscritos nos centros de empregos.
“No fim do mês de janeiro de 2025, estavam registados, nos serviços de emprego do continente e regiões autónomas, 349.338 indivíduos desempregados. O total de desempregados registados no país foi superior ao verificado no mesmo mês de 2024 (+14.285; +4,3%) bem como ao do mês anterior (+13.673; +4,1%)”, informa o IEFP, numa nota publicada esta quinta-feira.

Em comparação com janeiro do ano passado, o desemprego registado aumentou em todas as regiões de Portugal continental, tendo o Alentejo registado o crescimento mais acentuado (6,3%). Já nas regiões autónomas a tendência foi a inversa: o número de desempregos inscritos nos centros do IEFP desceu 3,1% nos Açores e 8,7% na Madeira.
Em cadeia, nenhuma região escapou ao aumento do desemprego registado, explica o IEFP. Neste caso, o agravamento mais expressivo foi verificado no Algarve (6,5%), enquanto a subida mais leve foi registada na Madeira (1,5%), de acordo com os dados agora conhecidos.
Quanto às diferenças entre os vários setores, há a destacar que janeiro trouxe um aumento de 3,1% do desemprego registado no setor agrícola, uma subida de 3,5% no setor terciário e um disparo de 9,1% no setor secundário.
Por outro lado, o IEFP dá conta que as ofertas de emprego por satisfazer aumentaram tanto em cadeia, como em termos homólogos. “No final de janeiro de 2025, totalizavam 11.063 nos serviços de emprego de todo o país. Este número corresponde a um aumento das ofertas em ficheiro na análise anual (+340; +3,2%) e face ao mês anterior (+1.408; +14,6%)”, é sublinhado no destaque estatístico.
Os economistas ouvidos pelo ECO antecipam que 2025 será um ano de estabilidade no mercado de trabalho, apesar dos desafios à espreita.
(Notícia atualizada às 14h37)
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Número de desempregados inscritos no IEFP sobe mais de 4% em janeiro
{{ noCommentsLabel }}