EDP tem até 1,5 milhões para apoiar inovação na transição energética
Cada um dos finalistas do Hope Fund poderá ser financiado com até 500 mil euros. Projetos deverão ser implementados em Portugal, Espanha e América Latina.
A EDP abriu até 30 de março as candidaturas ao Hope Fund. Através deste programa, dirigido a entidades com soluções inovadoras que abordem questões sociais no contexto da transição energética a implementar em Portugal, Espanha e América Latina, a elétrica tem um bolo de 1,5 milhões de euros de financiamento.
“Na EDP, estamos comprometidos com uma transição energética justa e com o apoio a projetos que gerem um impacto positivo nas comunidades. A 2.ª edição do Hope Fund reflete esse compromisso, ao promover soluções inovadoras alinhadas com a nossa missão. O sucesso da primeira edição, onde estamos a apoiar iniciativas como a distribuição de fogões elétricos para reduzir o uso de biomassa e a criação de oportunidades profissionais no setor das energias renováveis para jovens em risco de exclusão social, reforça a importância de programas como este no avanço da transição energética”, diz Vera Pinto Pereira, administradora executiva da EDP, citada em comunicado.
Cada um dos finalistas poderá ser financiado com até 500 mil euros. A elétrica procura soluções na área de “eficiência energética e acesso a energia limpa, fiável, segura e acessível a comunidades carenciadas e/ou pessoas desfavorecidas”; que promova “a formação e requalificação para as indústrias de transição energética com modelos de propinas acessíveis”; e fomente “a preservação e restauração de florestas e biodiversidade, gerando um impacto social positivo, especialmente em áreas carenciadas”, lê-se no site da iniciativa.
Lançada em junho do ano passado, a 1.ª edição do Hope Fund recebeu mais de 150 candidaturas, tendo selecionado mais de 10 projetos para mentoria e dois para financiamento: a Clean Cooking Technologies, que combate as alterações climáticas através de tecnologias como um fogão de indução inteligente; e a Generamés, uma associação sem fins lucrativos que emprega jovens em risco de exclusão no setor das energias renováveis.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
EDP tem até 1,5 milhões para apoiar inovação na transição energética
{{ noCommentsLabel }}