⛽ Carnaval traz descida dos preços dos combustíveis. Diesel desce três cêntimos e gasolina 2,5

A partir de segunda-feira, quando for abastecer, deverá pagar 1,634 euros por litro de gasóleo simples e 1,737 euros por litro de gasolina simples 95.

Os preços dos combustíveis vão descer na próxima semana. O gasóleo, o combustível mais utilizado em Portugal, deverá descer três cêntimos e a a gasolina 2,5 cêntimos, de acordo com os dados publicados pelo Automóvel Clube de Portugal (ACP).

Quando for abastecer, passar a pagar 1,634 euros por litro de gasóleo simples e passará a pagar 1,737 euros por litro de gasolina simples 95, tendo em conta os valores médios praticados nas bombas à segunda-feira, divulgados pela Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG), valores próximos dos praticados no início de janeiro. Caso estas descidas se venham a confirmar é necessário recuar a 4 de dezembro de 2023 para encontrar uma decida do gasóleo de 3,1 cêntimos. Mas na gasolina a 28 de outubro do ano passado os preços desceram 3,1 cêntimos face à semana anterior.

Estes valores já têm em conta os descontos aplicados pelas gasolineiras e a revisão das medidas fiscais temporárias para ajudar a mitigar o aumento dos preços dos combustíveis.

Os preços podem ainda sofrer alterações para ter em conta o fecho das cotações do petróleo brent esta sexta-feira e o comportamento do mercado cambial. Mas também porque os preços finais resultam da média dos valores praticados por todas as gasolineiras. Além disso, os preços cobrados ao consumidor final podem variar consoante o posto de abastecimento.

Esta semana, o gasóleo subiu 0,5 cêntimos e a gasolina desceu 1,1 cêntimos, um desempenho inferior às expectativas do mercado, que apontavam para uma descida de 1,5 cêntimos da gasolina e a manutenção dos preços do diesel.

O preço do brent, que serve de referência para o mercado europeu, está esta sexta-feira a descer 0,9% para os 73,37 dólares por barril e caminha para a primeira descida semanal num mês devido às preocupações com a economia dos Estados Unidos, as tarifas e a perspectiva de paz na Ucrânia. Os investidores temem ainda que a OPEP+ avance com a redução de produção prevista para abril, embora a Reuters tenha avançado que o grupo de produtores de petróleo está hesitante relativamente à medida devido aos movimentos de preços.

Segundo fontes citadas pela Reuters, a OPEP+ está a observar as movimentações da Administração Trump à espera para ver as consequências das negociações de paz com a Rússia, o regresso da pressão máxima sobre as exportações de petróleo do Irão e, mais recentemente, da proibição da Chevron fazer negócios com a Venezuela, o que afetará também as exportações do país.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

⛽ Carnaval traz descida dos preços dos combustíveis. Diesel desce três cêntimos e gasolina 2,5

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião