Hoje nas notícias: TAP, Macron e Finanças entupidas

Dos jornais aos sites, passando pelas rádios e televisões, leia as notícias que vão marcar o dia.

A decisão do Supremo Tribunal de Justiça sobre a política de contratação da TAP entre 2006 e 2021 obriga a companhia aérea a reconhecer uma provisão de 100 milhões de euros no exercício de 2024, superando os lucros previstos de 80 milhões de euros. No segundo dia da sua visita a Portugal, o Presidente francês vai assinar vários acordos bilaterais, incluindo uma carta de intenções sobre armamento onde se inclui a aquisição de drones à Tekever. Conheça as notícias em destaque na imprensa nacional esta sexta-feira.

TAP arrisca prejuízo devido a processos dos tripulantes

Contrariamente ao que era esperado, as contas da TAP relativas a 2024 deverão registar um prejuízo de várias dezenas de milhões de euros, devido à necessidade de reconhecer uma provisão para os processos judiciais movidos por tripulantes de cabine. Essa provisão pode ascender a 100 milhões de euros, superando o resultado positivo que estava previsto para o ano passado, de cerca de 80 milhões. A companhia está neste momento a avaliar o montante a provisionar para fazer face a esta contingência jurídica.

Leia a notícia completa no Diário de Notícias (acesso pago)

Drones e veículos militares na lista de investimentos de Macron

O segundo dia da visita do Presidente francês a Portugal vai ser mais focado nos negócios. Na lista de investimentos de Emmanuel Macron destacam-se os drones e os veículos militares, numa altura em que a Europa necessita de reforçar o seu poderio militar e investir mais em Defesa. Esta sexta-feira, o líder francês encontra-se novamente com o primeiro-ministro português para assinar vários acordos bilaterais, entre os quais um acordo de amizade, outro de cooperação bilateral e ainda uma carta de intenções sobre armamento onde se inclui a aquisição de drones à Tekever, que lidera o mercado europeu dos sistemas aéreos não tripulados.

Leia a notícia completa no Jornal de Negócios (acesso pago)

Pedidos de NIF triplicam e entopem repartições de finanças

Em 2023 (o último ano para o qual há números), as repartições de Finanças emitiram 793.342 números de contribuinte, três vezes mais do que dez anos antes, segundo dados facultados pelo Ministério das Finanças. Foram 66 mil NIF emitidos por mês, 3.170 por dia útil. Os pedidos refletem a natalidade (cerca de 100 mil são de residentes nacionais), mas a esmagadora maioria foi de portugueses não residentes, que em 2023 tiveram um salto considerável, e estrangeiros residentes ou não residentes que na generalidade acabam por fixar cá a sua morada. Os estrangeiros passaram de representar 35% dos NIF nas Finanças em 2014 para 65% de todos os pedidos anuais.

Leia a notícia completa no Expresso (acesso pago)

Balanço do Novobanco vale 1,8 mil milhões de euros

O Fundo de Resolução atualizou o valor contabilístico do Novobanco, em que detém uma participação de 13,54%, para cerca de 1,82 mil milhões de euros, acima dos 1,33 mil milhões registados em 2017, quando o fundo de private equity Lone Star adquiriu 75% da instituição financeira que nasceu das cinzas do Banco Espírito Santo (BES). Assim, desde 2017 até ao fim de 2024, o Novobanco aumentou o seu valor contabilístico — que serve de referência para as avaliações externas que vierem a ser feitas pelo novo assessor financeiro que o Fundo de Resolução irá contratar com vista a avaliar a participação (ou não) na operação de entrada em bolsa — em 485 milhões de euros.

Leia a notícia completa no Jornal Económico (acesso pago)

‘Cartel da banca’: Parlamento desafiado a clarificar lei para impedir prescrição

Embora sem fazer uma referência direta a qualquer caso específico, o constitucionalista Jorge Bacelar Gouveia escreveu uma carta ao presidente da Assembleia da República (AR) e aos grupos parlamentares a desafiar os deputados a aprovarem uma “lei interpretativa” que ainda possa reverter a decisão de prescrição do processo do ‘cartel da banca’ e, assim, evitar a anulação das coimas de 225 milhões de euros aplicadas a vários bancos portugueses. Ao mesmo tempo, o ex-deputado social-democrata submeteu uma petição formal à AR para o assunto ser discutido numa comissão parlamentar em breve.

Leia a notícia completa no Público (acesso pago)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Hoje nas notícias: TAP, Macron e Finanças entupidas

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião