Ranking: Ping An continua a marca de seguros mais valiosa. Allianz mais próxima

Marcas de 22 países ocupam os 100 primeiros lugares das marcas mais valiosas. Veja quais são e o top 10 e saiba quantas destas marcas operam em Portugal.

Com 33,6 mil milhões de dólares de valor, a chinesa Ping An Insurance mantém o título de marca de seguros mais valiosa do mundo, com a alemã Allianz a aproximar-se. Com 94% de crescimento de valor a Nissay/Nippon Life Insurance quase dobra o valor da sua marca, enquanto a polaca PZU e China Life Insurance recebem as melhores classificações de força de marca, colocando-as entre as marcas mais fortes do mundo. As Marcas dos EUA continuam a dominar: Um quarto do valor das 100 maiores marcas de seguros é detido por empresas dos Estados Unidos.

Os dados são da consultora Brand Finance sobre as marcas mais valiosas do mundo em 2025. O relatório indica que as 100 principais marcas de seguros cresceram 9% no valor da marca em 2025, impulsionadas por resultados de subscrição melhorados, maior rendimento de investimentos, taxas de juros mais altas e aumento da rentabilidade.

A capitalização de mercado das principais marcas de seguros subiu à medida que a procura por produtos de seguros aumentou em diversos setores. A recuperação económica e o sentimento positivo do mercado fortaleceram a confiança dos investidores, enquanto fusões estratégicas, aquisições e avanços tecnológicos aceleraram o crescimento da indústria.

Para a Brand Finance, a Ping An Insurance da China continua a ser a marca dominante, com um valor de marca estável de 33,6 mil milhões de dólares. O crescimento da receita foi apoiado por um desempenho constante nos setores principais, incluindo seguros de vida e saúde, bem como seguros de danos e acidentes (P&C). No entanto, a marca enfrentou alguns desafios de rentabilidade ao longo de 2023, o que desacelerou o crescimento geral da marca.

A Allianz cresceu 9% no valor da marca, atingindo 26,7 mil milhões de dólares, diminuindo a diferença para o topo do ranking. A seguradora alemã teve um desempenho financeiro forte em todos os segmentos, beneficiando de uma fonte de receita diversificada. O seu segmento de P&C teve um desempenho particularmente bom, juntamente com um aumento nos prémios de novos negócios em seguros de vida e saúde.

A francesa AXA subiu para o top 3 das marcas de seguros mais valiosas, ultrapassando a China Life Insurance após um aumento de 20% no valor da sua marca, que atingiu os 19,8 mil milhões de dólares. Embora a China Life Insurance tenha registado um crescimento de 5%, alcançando os 18,3 mil milhões de dólares, o crescimento mais forte da AXA permitiu-lhe ultrapassar a China Life no ranking. A pesquisa revelou que a AXA tem uma forte perceção da marca e foi reconhecida pelo seu desempenho sólido. A marca mantém uma presença forte em vários mercados, com destaque para o sucesso na Turquia, Tailândia e Indonésia.

O Grupo Generali (valor da marca aumentou 47%, para 17 mil milhões de dólares) e a Allstate (valor da marca aumentou 39%, para 16 mil milhões de dólares) ambos registaram um forte crescimento em 2025, subindo sete posições e entrando no top 10. O forte crescimento da marca do Grupo Generali é impulsionado pela expansão dos seus negócios de seguros de vida e P&C. Além disso – diz a Brand Finance – a aquisição da Liberty Seguros fortaleceu a sua presença em Espanha e Portugal, melhorando os lucros gerais e reforçando o seu segmento de seguros de danos materiais, posicionando a empresa para um crescimento adicional.

Os resultados da pesquisa do Grupo Generali destacam o seu foco regional, com um desempenho particularmente elevado em Itália, Áustria e Espanha. A forte conexão emocional da marca é evidenciada pelas elevadas pontuações no indicador “marca que amo”, especialmente em Itália e Áustria, sublinhando a sua relevância local profunda e a lealdade dos clientes nestes mercados-chave.

O valor da marca e da propriedade intelectual de marketing são a base usada pela Brand Finance que explica ter ajudado a criar o padrão internacionalmente reconhecido sobre Avaliação de Marcas – ISO 10668. Esse padrão define marca como um ativo intangível relacionado com o marketing, incluindo, mas não se limitando a, nomes, termos, sinais, símbolos, logótipos e designs, destinados a identificar bens, serviços ou entidades, criando imagens e associações distintivas na mente das partes interessadas, gerando, assim, benefícios económicos.

Para apurar as classificações a Brand Finance baseia-se em informação objetiva e subjetiva – com inquéritos e líderes de opinião – estabelecendo um valor de marca que não andaria longe do valor da própria empresa caso fosse monomarca.

No top 100 há seguradoras de 22 países diferentes. Veja em baixo a lista, a negro as companhias com interesse direto em Portugal.

  • Austrália: QBE, Suncorp, NRMA Insurance, Medibank;
  • Áustria: UNIQA, VIG;
  • Bélgica: AG Insurance (Ageas);
  • Bermuda: Everest Re, Arch Capital, Athene, Allied world;
  • Canadá: Canada Life, Manulife, Sun Life, Intact, TD Insurance, iA Financial Group;
  • China: Ping An Insurance, China Life Insurance, PICC, CPIC, AIA, Prudential Plc, Cathay Life Insurance, Fubon Life, New China Life (NCL), China Taiping, China Re, Sunshine Insurance Group, Nan Shan Life insurance;
  • Dinamarca: Tryg;
  • França: AXA, CNP Assurances, Scor;
  • Alemanha: Allianz, Munich Re, Hannover Re, Ergo, Versicherungskammer Bayern (VKB);
  • Índia: LIC, SBI Life;
  • Itália: Generali Group, Poste Italiane, UnipolSai;
  • Japão: Nissay/Nippon Life Insurance, Tokio Marine, Dai-Ichi Life, Sony Life, Mitsui Sumitomo, Sompo Japan Nipponkoa, Japan Post Insurance, Aoi Nissay;
  • Países Baixos: NN Group, ASR;
  • Noruega: KLP, Gjensidige;
  • Polónia: PZU;
  • Singapura: Great Eastern, Income Insurance;
  • Coreia do Sul: Samsung Life Insurance, Kyobo Life, Samsung Fire & Marine Insurance, Dongbu Insurance;
  • Espanha: Mapfre;
  • Suécia: If;
  • Suíça: Zurich, Swiss Re, Swiss Life, Helvetia;
  • Reino Unido: Aviva, Scottish Widows, BUPA, Legal & General, RSA, Prudential Life UK;
  • Estados Unidos: Allstate, GEICO, MetLife, Progressive, Travelers, Chubb, Prudential (US), The Hartford, AIG, Berkshire Hathaway, Aflac, W.R. Berkley Corporation, Fidelity National Financial, Cincinnati, CNA, RGA (Reinsurance Group Of America), Assurant, Markel, AFG, Unum, FM Global, Hanover Insurance, John Hancock, Principal, Old Republic International Corporation.

Veja aqui o ranking das 10 maiores:

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Ranking: Ping An continua a marca de seguros mais valiosa. Allianz mais próxima

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião