Lucro da CNP Assurances sobe 2% para 1,6 mil milhões em 2024

  • ECO Seguros
  • 25 Março 2025

Entre os motores para o crescimento está a atividade com a rede do La Banque Postale e a continuação do desenvolvimento do modelo de distribuição aberta a nível internacional.

Os lucros da CNP Assurances subiram 2% em 2024 em termos homólogas para quase 1,6 mil milhões de euros, enquanto as suas receitas em prémios subiram 6% a taxas de câmbio constantes para 37 mil milhões de euros, avançou a seguradora em comunicado.

Marie-Aude Thépaut, diretora-geral da CNP Assurances: “No geral, as receitas de prémios aumentaram em todas as nossas regiões e continuamos a seguir ativamente a nossa estratégia para ganhar quota de mercado”.

O rácio de cobertura do Requisito de Capital de Solvência (SCR), que resulta da agregação das cargas de capital relativas aos vários riscos a que as empresas de seguros se encontram expostas foi de 237%, 16 pontos menos face ao final de 2023.

Os capitais próprios caíram 1.250 milhões de euros em 2024 face ao final do ano anterior para 21.042 milhões.

A MSCI, especialista em avaliação de performance ESG, concluiu que a CNP Assurances é um exemplo de boas práticas na indústria seguradora, tendo obtido avaliação máxima, AAA, com uma pontuação de 9,7 e 10.

Quanto a investimentos verdes e com impacto, a seguradora aumentou os montantes investidos. Adicionou 2.175 milhões de euros à carteira de investimentos verdes chegando ao valor de 29.355 milhões de euros. Já os investimentos de impacto subiram de 1.600 milhões para 1.700 milhões de euros.

Nesse sentido, o grupo anuncia que reduziu em 58% a pegada de carbono da carteira de investimentos nos últimos 5 anos.

Além disso, atingiu a pontuação máxima no índice de igualdade de género e desenvolveu 14 produtos para populações vulneráveis.

“A CNP Assurances obteve excelentes resultados financeiros e não financeiros em 2024, o que reflete o sucesso do nosso modelo multiparceiros. Neste sentido, os prémios gerados pelo La Banque Postale representam uma proporção significativa das receitas totais de prémios do grupo“, afirma Marie-Aude Thépaut, diretora-geral da CNP Assurances. “No geral, as receitas de prémios aumentaram em todas as nossas regiões e continuamos a seguir ativamente a nossa estratégia para ganhar quota de mercado“, declara a dirigente.

Entre os motores para este crescimento está a atividade com a rede do La Banque Postale (que representa 31% dos prémios emitidos), o reforço das ambições em matéria de proteção social com a criação da CNP Assurances Protection Sociale em parceria com a Mutuelle Générale e a continuação do desenvolvimento do modelo de distribuição aberta a nível internacional, com 11 novas parcerias estabelecidas no ano passado.

A CNP Assurance reforçou a sua aposta em Portugal, no final do ano passado, ao nomear o primeiro Country Manager da CNP Iberia para Portugal, Luis Javier Sánchez Mulligan.

O grupo segurador tem 0,6%, ou 690 mil euros, da sua carteira consolidada de obrigações soberanas do grupo em Portugal. Houve uma diminuição face a 2023, altura em que o grupo tinha 812 mil euros expostos a obrigações soberanas, incluindo títulos detidos em carteiras associadas a unidades de participação.

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