5 coisas que vão marcar o dia

  • ECO
  • 31 Março 2025

O INE vai publicar diversos dados económicos, como a estimativa rápida da inflação para o mês de março. Já a Direção-Geral do Orçamento vai divulgar a síntese de execução orçamental até fevereiro.

Esta segunda-feira, o INE vai publicar diversos dados económicos, como a estimativa rápida da inflação para o mês de março. Já a Direção-Geral do Orçamento vai divulgar a síntese de execução orçamental até fevereiro. Termina também esta segunda-feira o prazo para os contribuintes corrigirem as despesas gerais para o IRS. A marcar o dia está ainda a abertura das candidaturas aos apoios a veículos sem emissões e a subida dos preços dos combustíveis.

INE divulga inflação de março

O Instituto Nacional de Estatística vai publicar a estimativa rápida do Índice de Preços no Consumidor para o mês de março. A inflação desacelerou para 2,4% em fevereiro, 0,1 pontos percentuais abaixo da taxa verificada em janeiro. Esta desaceleração deve-se, sobretudo, à diminuição do agregado relativo aos produtos energéticos para 1,5%, o que equivale a uma queda de nove décimas face aos 2,4% registados no mês precedente. O INE divulga ainda esta segunda-feira o índice de produção industrial e as estimativas mensais de emprego e desemprego, ambos relativos a fevereiro.

Como evoluem as contas públicas?

A Direção-Geral do Orçamento (DGO) vai divulgar a síntese de execução orçamental até fevereiro. O Estado registou um excedente de 1.672,1 milhões de euros em janeiro, uma subida face ao período homólogo. As Administrações Públicas registaram um saldo global positivo de 1.672,1 milhões de euros, o que representa um acréscimo de 461,9 milhões de euros face ao período homólogo. Esta evolução face a janeiro de 2024 deve-se a um crescimento da receita (11,8%) superior ao da despesa (7,3%).

Termina o prazo para corrigir as despesas gerais para o IRS

Antes do arranque da campanha do IRS, a 1 de abril, os contribuintes podem consultar as faturas apuradas pelo Fisco e, se detetarem alguma omissão ou erro, têm até esta segunda-feira para corrigir as despesas, no portal das Finanças. No entanto, é preciso ter em conta que só os encargos gerais e familiares e os elegíveis para dedução à coleta por exigência de fatura são passíveis de ser retificados antecipadamente. Todas as restantes despesas, relativas a saúde, educação, juros ou rendas de imóveis, lares e salários pagos a trabalhadores domésticos apenas podem ser alteradas durante o preenchimento da declaração de IRS, entre 1 de abril e 30 de junho.

Início das candidaturas ao apoio à compra de veículos verdes

As candidaturas aos apoios a veículos sem emissões abrem esta segunda-feira. O Governo tem 13,5 milhões de euros para apoiar a compra destes veículos e lança os incentivos com uma “inovação”: os consumidores já não têm de avançar com a compra sem saberem se irão ter direito a um incentivo. Primeiro, a candidatura é aprovada, e só depois é necessário apresentar fatura. As candidaturas podem ser apresentadas através de um formulário disponível no site do Fundo Ambiental, por um período de 45 dias.

Gasolina vai subir quatro cêntimos e o gasóleo dois

Esta semana os preços dos combustíveis vão sofrer um forte aumento. A gasolina deverá subir quatro cêntimos e o gasóleo, o combustível mais utilizado em Portugal, deverá aumentar dois cêntimos. Quando for abastecer, passará assim a pagar 1,601 euros por litro de gasóleo simples e 1,748 euros por litro de gasolina simples 95.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que vão marcar o dia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião