5 coisas que vão marcar o dia

  • ECO
  • 1 Abril 2025

O Banco de Portugal vai divulgar os dados da dívida pública referentes a fevereiro. Já o Eurostat vai revelar a estimativa rápida da inflação na Zona Euro de março e os dados da taxa de desemprego.

Esta terça-feira, o Banco de Portugal vai divulgar os dados da dívida pública referentes a fevereiro. Já o Eurostat vai revelar a estimativa rápida da inflação na Zona Euro de março e os dados da taxa de desemprego. A marcar o dia está ainda o início do prazo para a entrega da declaração de IRS e a assinatura do Protocolo de Cooperação Para a Migração Laboral Regulada.

Banco de Portugal revela dívida pública

Esta terça-feira, o Banco de Portugal vai divulgar os dados da dívida pública referentes a fevereiro de 2025. Em janeiro, a dívida pública, na ótica de Maastricht, aumentou 3,6 mil milhões de euros, para 274,3 mil milhões de euros, refletindo sobretudo o acréscimo dos títulos de dívida (3,1 mil milhões de euros), maioritariamente de longo prazo, e dos certificados de aforro (0,4 mil milhões de euros). Depois de 13 meses consecutivos marcados por correções homólogas, o stock da dívida pública contabilizou em janeiro o quarto mês seguido de aumentos.

Eurostat revela inflação de março

O Eurostat revela esta terça-feira a estimativa rápida da inflação na Zona Euro de março. Em fevereiro, a taxa de inflação da Zona Euro fixou-se em 2,3%, ficando abaixo dos 2,6% homólogos e dos 2,5% de janeiro, com Portugal acima da média (2,5%) dos países da moeda única. No conjunto da União Europeia (UE), a inflação anual (medida pelo índice harmonizado de preços no consumidor) foi de 2,7% em fevereiro de 2025, o que compara com 2,8% em janeiro e com 2,8% no mesmo mês do ano passado.

Qual é a taxa de desemprego na UE?

O Eurostat vai divulgar também os dados da taxa de desemprego na União Europeia (UE) referentes a fevereiro. Em janeiro, a taxa de desemprego recuou na Zona Euro e na UE, face ao mês homólogo, fixando-se nos 6,2%, estável na variação mensal mas abaixo da de 6,5% registada em janeiro de 2024. Na UE, o indicador apresentou um comportamento semelhante, tendo-se mantido estável face a dezembro e recuado face aos 6,1% do mês homólogo.

Já pode entregar a declaração de IRS

A partir desta terça-feira já pode entregar a declaração de IRS, através da submissão do formulário eletrónico no portal das Finanças. A campanha termina a 30 de junho e, pela primeira vez, os contribuintes vão poder beneficiar da dedução à coleta 5% dos salários pagos a trabalhadores domésticos até ao máximo de 200 euros por agregado familiar.

Assinatura do acordo para a migração

Esta terça-feira será assinado entre o Governo e as confederações patronais o Protocolo de Cooperação Para a Migração Laboral Regulada, no Palácio das Necessidades. A chamada “via verde” para trabalhadores imigrantes tem como intuito agilizar a contratação de cidadãos estrangeiros com contrato de trabalho. A atribuição dos vistos deverá ocorrer no prazo de 20 dias a partir do dia do atendimento do requerente no posto consular e desde que cumpridos os requisitos legais previstos, nomeadamente a existência de um contrato de trabalho, seguro de saúde e de viagem, entre outros.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que vão marcar o dia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião