ASF nomeia nova Comissão de Ética para mandato de quatro anos
O órgão tem a competência de pronunciar-se a pedido do conselho de administração ou dos seus membros acerca da aplicação do código de ética da ASF. Fica até 2029.
O Conselho de Administração da Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões (ASF) nomeou os membros para a nova Comissão de Ética do regulador: José Queiró assume o cargo da presidência e Maria João Ricou e Laurinda Alves, vogais.
O mandato é de quatro anos não renovável terminando assim em 2029. Os membros da comissão são pessoas de “reconhecido mérito, idoneidade e independência e sem qualquer vínculo à ASF”, refere o supervisor.
José Queiró foi professor de Direito na Universidade Católica e diretor do departamento de Serviços Jurídicos do Banco de Portugal. Maria João Ricou é senior partner da Cuatrecasas em Portugal e Laurinda Alves foi jornalista e leciona Comunicação, Liderança e Ética na Nova School of Business and Economics.
O regulamento da Comissão de Ética da ASF determina que esta desempenha uma função consultiva na ASF, atuando com independência e autonomia relativamente aos órgãos da ASF.
A Comissão reúne ordinariamente, duas vezes por ano, e extraordinariamente, sempre que for convocada por iniciativa de qualquer dos seus membros ou a solicitação do Conselho de Administração.
O órgão tem a competência de pronunciar-se a pedido do conselho de administração ou dos seus membros acerca da aplicação do código de ética da ASF.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
ASF nomeia nova Comissão de Ética para mandato de quatro anos
{{ noCommentsLabel }}