Nova sondagem aponta para empate técnico entre AD e PS nas legislativas
Inquérito da Universidade Católica Portuguesa para a RTP, Antena 1 e Público aponta para 29% das intenções de voto na Aliança Democrática e 27% no Partido Socialista.
Se as eleições legislativas fossem esta quinta-feira, haveria um empate técnico entre as duas maiores forças políticas, de acordo com uma nova sondagem da Universidade Católica Portuguesa para a RTP, Antena 1 e Público.
Apesar de o partido de Luís Montenegro apresentar uma ligeira vantagem, verifica-se um empate técnico entre a coligação AD (PSD e CDS-PP), que apoia o atual Governo, e o PS, segundo a sondagem da Católica – CESOP.
A estimativa das intenções de voto aponta para uma percentagem de 29% para a Aliança Democrática, abaixo dos anteriores 33% na sondagem da mesma universidade. O Partido Socialista também desceu para os 27%, menos dois pontos percentuais do que no ano passado. Quanto à quarta força política, mantém-se o Chega, desta vez com 17% (igualmente uma queda, embora de, apenas um ponto percentual, comparativamente a outubro.
A Iniciativa Liberal (IL) surge em quarto lugar com 8%, acima dos anteriores 6%. Para o Bloco de Esquerda, a sondagem aponta 5%, mais um ponto, e 5% também para o Livre, mais dois pontos. Já a CDU e PAN mantiveram os mesmos resultados do último inquérito de outubro: 3% e 2%, respetivamente.
O inquérito, que envolveu 1.206 respostas válidas entre 4.177 pessoas contactadas, foi realizado entre os dias 17 e 26 de março de 2025. Do universo, 43% dos inquiridos são mulheres. A margem de erro máximo associado a uma amostra aleatória de 1.206 inquiridos é de 2,8%, com um nível de confiança de 95%.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Nova sondagem aponta para empate técnico entre AD e PS nas legislativas
{{ noCommentsLabel }}