Rei visita as instalações da Universidade Alfonso X el Sabio por ocasião do seu 30º aniversário
Na quarta-feira, o Rei Felipe VI visitou as instalações e projetos da universidade nas suas principais áreas de formação: Saúde e Desporto, Engenharia, Negócios e Tecnologia, Educação e Música.
À sua chegada, foi recebido pelo Presidente da Câmara Municipal de Villanueva de la Cañada, Luis Partida; pelo Secretário de Estado da Ciência, Inovação e Universidades, Juan Cruz Cigudosa; e pelo Presidente da Universidade Alfonso X el Sabio, Jesús Núñez.
Começou pelo Hospital Clínico Veterinário, onde Dom Felipe saudou o CEO da Universidade Alfonso X el Sabio, Domingo Mirón; a sua Magnífica Reitora, Isabel Fernández; o seu Assessor Académico, Juan Romo; bem como a Decana da Faculdade de Medicina Veterinária, Isabel Rodríguez; e o seu Diretor dos Centros de Saúde, Juan Francisco Galán.
O Rei iniciou então a visita, acompanhado pelo Decano de Medicina Veterinária, para conhecer as instalações sanitárias que oferecem aos estudantes uma experiência prática desde os primeiros anos dos seus estudos para os preparar para um contexto profissional em que a tecnologia desempenha um papel fundamental. A delegação passou por várias salas de aula onde professores e alunos realizavam atividades de prática clínica e também por um bloco operatório virtual.
Após a visita ao Hospital Clínico Veterinário, o Rei dirigiu-se a pé para as oficinas da Escola Politécnica. Antes de entrar, parou em frente a uma placa comemorativa da sua visita, à atenção de numerosos estudantes que se encontravam no campus na altura. Depois de cumprimentar o Diretor da Escola de Engenharia, Arquitetura e Design, Luís Couceiro, visitou uma sala de aula com um simulador aéreo e a sala Talgo-UAX, onde os alunos desenvolvem novas conceções para o futuro da ferrovia.
De seguida, dirigiu-se ao Centro Desportivo “Rafa Nadal”, onde o aguardava o Conselho Diretivo da universidade. Aí, assistiu à projeção de um vídeo com uma saudação de Valentín Fuster, diretor-geral do Centro Nacional de Investigação Cardiovascular da Universidade Carlos III, e assistiu a um diálogo entre Pedro Freixas, aluno da Faculdade de Ciências da Atividade Física e do Desporto, e Belén Rayo, senior digital product manager da empresa Mango e antiga aluna da Universidade Alfonso X el Sabio.
DESDE 1994
A UAX iniciou a sua atividade no ano letivo de 1994/1995, um ano após a sua aprovação pelo Parlamento espanhol. Atualmente, o Grupo Educativo UAX conta com mais de 165.000 profissionais formados nas suas salas de aula. Atualmente, acolhe mais de 30.000 estudantes, que se formam na UAX, The Valley, Xtart e MIR Astúrias. O grupo tem 18 campus em sete cidades. A Universidade Alfonso X el Sabio está distribuída por três campus em Madrid e iniciará a sua atividade académica em Málaga com a Universidade Alfonso X el Sabio Mare Nostrum em setembro.
Felipe VI teve a oportunidade de conhecer a metodologia UAXmakers, criada pela universidade para promover “o espírito de empreendedorismo e inovação entre os seus estudantes através de projetos de colaboração entre estudantes de diferentes disciplinas e empresas líderes”, segundo a UAX.
Até agora, mais de 10.000 estudantes trabalharam em mais de uma centena de projetos com profissionais da Comunidade de Madrid, do Hospital Universitário Rey Juan Carlos, da Avanade, do Caixabank e da Quirónsalud, entre outros.
Segundo Jesús Núñez, presidente e fundador da universidade, “hoje sabemos que a tecnologia vai continuar a transformar o mundo. Por isso, é fundamental que os nossos estudantes saibam aplicar a tecnologia com um objetivo claro nas suas profissões, aproveitando todo o seu potencial para construir um futuro melhor”.
Esta visão está plasmada na Faculdade de Business & Tech, que foi a primeira em Espanha a unificar a formação nas áreas de negócios e tecnologia, proporcionando aos estudantes o conhecimento para liderar e compreender como aplicar a tecnologia aos negócios. Um modelo concebido em conjunto com grandes empresas como a Microsoft, IBM, Santander, Orange Bank ou KMPG, entre outras; e que se completa com o campus UAX Madrid Chamberí, onde convivem empresas, startups e estudantes formando um ecossistema para promover a inovação tecnológica e o empreendedorismo.
A UAX tem cerca de 9.600 acordos com entidades líderes como a Biofarma ou ESAME no sector farmacêutico; LALIGA na indústria desportiva; IBM em tecnologia; Dentsply ou Straumann em odontologia; SACYR, Repsol e PADECASA em engenharia; e as Big Four (PWC, EY, Deloitte, KPMG), entre outras.
Também estabeleceu alianças estratégicas para aproximar os estudantes da indústria, como a Escola Universitária UAX Rafa Nadal e o seu acordo com a Taça Davis, promovendo a excelência em Saúde, Desporto e Negócios, ou os acordos com a Sener, a CIMPA e a Avanade, que promovem a inovação com a sua presença no campus da UAX Madrid Chamberí, envolvendo os seus profissionais na formação e desenvolvimento profissional dos estudantes.
Como explicou a UAX, “com o impulso do Grupo Educacional UAX, ao qual pertencem instituições de referência como a UAX, The Valley Business & Tech School, Talent, Xtart | Galeno e MIR Asturias, e com uma abordagem de Aprendizagem ao Longo da Vida, entendendo a educação como um acompanhamento dos estudantes em todas as fases da sua carreira profissional, a universidade comemora o seu 30º aniversário com uma visão otimista do futuro. Com a firme convicção de que a educação é a base da criação de riqueza, emprego e bem-estar social, assume um desafio que exige a cooperação entre a universidade, as empresas e a administração pública para colocar a Espanha entre os líderes da educação europeia e mundial”.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Rei visita as instalações da Universidade Alfonso X el Sabio por ocasião do seu 30º aniversário
{{ noCommentsLabel }}