A saúde tem um lugar de destaque na lista “Spain’s 100 Best CEOs” publicada pela Forbes
Como salienta a revista, “num país tão envelhecido como o nosso, há um grande número de CEOs de empresas ligadas ao setor da saúde, sejam hospitais ou empresas farmacêuticas”.
A revista Forbes publicou a sua lista anual dos 100 melhores CEOs de Espanha em 2024, destacando o trabalho de líderes notáveis no setor da saúde.
Sob a liderança de Eduardo Pastor, a Cofares consolidou a sua posição como uma referência na distribuição farmacêutica de gama completa em Espanha, com uma quota de mercado de 29,85% em 2023. Nesse ano, bateu o seu recorde de vendas, distribuiu 450 milhões de unidades e expandiu a sua rede com 87 novas rotas. A cooperativa representa cerca de 12.000 farmácias e emprega mais de 3.000 pessoas. A sua estratégia baseia-se na inovação, na sustentabilidade e no compromisso com as pessoas.
Desde julho de 2023, Javier Sánchez-Prieto é CEO da IVI RMA Global, liderando a expansão e consolidação do grupo como líder mundial em reprodução assistida. A sua gestão está focada em reforçar a liderança internacional da empresa e estender o seu modelo de sucesso a novos mercados, num momento de crescimento estratégico impulsionado por um ambicioso plano de investimento em inovação médica, científica e tecnológica.
São vários os nomes que se destacam no setor farmacêutico. Entre eles, María Río, a única mulher a destacar-se no setor da saúde na lista da Forbes. Na sua função de vice-presidente e diretora-geral da Gilead Espanha e Portugal, liderou a transformação da empresa para a tornar um dos líderes do setor no país. Desde a sua chegada em 2012, trabalhou para reforçar a Gilead como um parceiro comprometido com o sistema de saúde e impulsionou o lançamento de produtos inovadores em áreas como o VIH, a hepatite e a oncologia, que melhoraram a qualidade de vida de milhares de doentes em Espanha.
O Presidente da AstraZeneca em Espanha, Rick R. Suárez, também faz parte da lista. Desde a sua nomeação em 2020, a empresa anglo-saxónica registou um crescimento sustentado, triplicando a sua força de trabalho para 2 500 empregados. Suárez consolidou o AstraZeneca Global Hub em Barcelona, um centro internacional de investigação clínica que está a reforçar a liderança científica em Espanha e na Catalunha. Com um investimento previsto de 1,3 mil milhões de euros até 2027, o centro tornou-se um motor de desenvolvimento científico e económico.
A sua estreia na lista deste ano é Christoph Müller, CEO da empresa de tecnologia médica B. Braun Espanha. Braun Espanha, que desde a sua chegada em janeiro de 2023 está a conduzir uma nova fase de crescimento e transformação estratégica. A B. Braun conta atualmente com mais de 2.600 colaboradores e 18 centros de produção, logística e diálise em todo o território espanhol, consolidando Espanha como um pilar fundamental da sua estratégia global.
Também incluído pela primeira vez está Carlos Gallardo, que reforçou a sua liderança à frente da Almirall desde que assumiu a presidência em novembro de 2022 e, posteriormente, o cargo de CEO em fevereiro de 2023. Com uma visão estratégica centrada na dermatologia médica e um portefólio altamente inovador com grande potencial de crescimento, conseguiu reforçar o posicionamento internacional da empresa neste domínio altamente especializado, marcando o início de uma nova fase de crescimento sustentado.
A Isdin também entrou na lista de 2024 com o seu CEO, Juan Naya, reconhecido pelo seu compromisso com o bem-estar e a saúde dos seus colaboradores, o que levou a que a empresa recebesse o prémio Forbes de Melhor Empresa para Trabalhar em Espanha em 2024.
O presidente da Novartis em Espanha, Jesús Ponce, repete a sua presença na lista deste ano, e fá-lo ao iniciar uma nova etapa. Após mais de seis anos à frente da filial espanhola, e depois de ter sido também presidente da Farmaindustria, Ponce vai assumir um novo desafio em Basileia como responsável internacional da área Cardiovascular-Renal-Metabólica.
Também fazem parte da lista deste ano Juan López-Belmonte, Presidente e Diretor Executivo da Rovi; Iñaki Peralta, Diretor Executivo da Sanitas e da Bupa Europe & Latin America, um forte defensor da colocação das pessoas no centro da atividade empresarial; e Alejandro Abarca Cidón, Diretor Executivo do grupo HM Hospitales.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
A saúde tem um lugar de destaque na lista “Spain’s 100 Best CEOs” publicada pela Forbes
{{ noCommentsLabel }}