Lucro do Bison Bank quase quadruplica para 2,5 milhões de euros em 2024

  • Lusa
  • 10 Abril 2025

No ano passado, o Bison Bank teve um crescimento de 42% do produto bancário para 12,1 milhões de euros, mais de 4.300 clientes e 3,3 mil milhões de euros de ativos sobre gestão.

O lucro do Bison Bank quase quadruplicou no ano passado, face a 2023, para 2,5 milhões de euros, anunciou esta quinta-feira o banco português especializado em serviços de gestão de património e de banca de investimento.

Em 2024, “o banco apresentou um lucro líquido de 2,5 milhões de euros, face ao valor de 0,6 milhões de euros de 2023, o que demonstra que continua a evoluir de forma muito positiva, apesar dos elevados desafios colocados pelas incertezas geopolíticas e pelo ambiente macroeconómico adverso”, refere a instituição liderada por António Henriques.

“O negócio evoluiu de forma robusta em 2024, com um crescimento de 42% do produto bancário para 12,1 milhões de euros, mais de 4.300 clientes e 3,3 mil milhões de euros de ativos sobre gestão”, acrescenta o Bison Bank.

Segundo o banco, “os principais componentes da evolução do produto bancário foram as comissões de clientes e a margem financeira, que atingiram 4,6 milhões de euros e 7,6 milhões de euros em 2024, respetivamente”.

O Bison Bank “registou um aumento no balanço e manteve níveis robustos de solvabilidade”, refere a entidade.

Em dezembro, “o ativo total e os depósitos de clientes do banco atingiram valores de 406 milhões de euros e 352 milhões de euros, respetivamente” e o “rácio Tier 1 Common Equity [rácio de fundos próprios principais de nível 1] foi de 37,4%, um dos mais elevados do setor bancário europeu”.

O Bison Bank “atingiu claramente uma fase de consolidação, conseguimos atingir resultados positivos sustentáveis num mercado altamente competitivo, o que é significativo para um banco jovem e inovador como o Bison”, afirma o presidente executivo (CEO), António Henriques, citado em comunicado.

“O crescimento em todas as métricas-chave foi impressionante: triplicámos a base de clientes, triplicámos o volume de transações e quintuplicámos os ativos sob gestão. A diversificação da oferta de ativos e parcerias estratégicas, como com a Fireblocks e a Circle, demonstra maturidade do modelo de negócio e redução de riscos operacionais”, conclui o gestor.

A Bison Digital Assets (BDA), o primeiro Prestador de Serviços de Ativos Virtuais (VASP) licenciado pelo Banco de Portugal e totalmente detido por um banco português, “registou resultados positivos pela primeira vez em 2024, apenas com dois anos de operação, com 130 milhões de euros de volume transacionado e mais de 150 clientes institucionais e individuais de elevado património, que representa um aumento para o triplo face a 2023”.

Em 2024, o banco “fortaleceu a sua posição como líder em inovação financeira com duas novidades importantes: a integração de operações com stablecoins, numa parceria com a Circle, o que passou a permitir transações mais ágeis e seguras, e o lançamento do Bison Card em parceria com a Visa e a Minsait (agora Nuek), que ofereceu aos clientes uma solução de pagamento digital inovadora e acessível”.

A BDA “também anunciou a integração na Fireblocks, uma plataforma empresarial que gere operações de ativos digitais e possibilita a construção de negócios inovadores em blockchain e, também, a disponibilização de dois novos tokens: EURC e Solana (SOL)”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Lucro do Bison Bank quase quadruplica para 2,5 milhões de euros em 2024

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião