Pololikashvili está empenhado em continuar a reforçar o turismo como motor da prosperidade e da cooperação internacional
O Secretário-Geral procura prosseguir o seu trabalho num terceiro mandato para reforçar a posição do Turismo das Nações Unidas como líder no setor.
O Secretário-Geral do Turismo da ONU, Zurab Pololikashvili, apresentou a sua candidatura à reeleição para dirigir a agência especializada das Nações Unidas com o objetivo de continuar a promover o turismo a nível mundial, num contexto internacional complexo marcado pela incerteza e pela desconfiança.
Pololikashvili, depois de ter conseguido a recuperação do setor do turismo após os efeitos devastadores da pandemia de covid-19, está empenhado em prosseguir a linha de ação da organização e reforçar o papel do turismo a nível mundial como motor de prosperidade e cooperação.
Num momento histórico em que o turismo enfrenta grandes desafios – 56 conflitos ativos em todo o mundo, o número mais elevado desde a Segunda Guerra Mundial, guerras comerciais e o aumento da “turismofobia” – o secretário-geral indicou que a sua candidatura se baseia na unidade, na segurança e na confiança, que são fundamentais para o desenvolvimento do turismo.
Para enfrentar estes desafios, Pololikashvili procura a continuidade no caminho para uma organização que liderará o desenvolvimento do setor não só como instrumento económico, mas também como catalisador da paz: “O turismo tem o potencial de mudar vidas, transformar economias e construir pontes entre culturas. Continuemos a trabalhar para fazer deste setor um verdadeiro instrumento de desenvolvimento e de cooperação global”, afirmou.
COLABORAÇÃO, INVESTIMENTO E SUSTENTABILIDADE
Nesta linha, o atual Secretário-Geral e candidato à reeleição apresenta um programa que inclui vários blocos de ação com a intenção de elevar a posição do Turismo da ONU a nível global, ao mesmo tempo que apoia os destinos e os Estados membros, e promove a colaboração com entidades privadas de referência.
Entre as propostas estão a cooperação técnica internacional e o incentivo ao investimento em projetos estratégicos, uma abordagem em que a organização tem vindo a trabalhar há anos para promover a colaboração público-privada e ajudar no desenvolvimento de destinos turísticos em todo o mundo. Além disso, estão a ser desenvolvidos trabalhos em áreas como a educação, a inovação e a tecnologia, sempre apoiados por políticas sustentáveis e pela luta contra as alterações climáticas.
Nas palavras de Pololikashvili, “ao promover práticas inclusivas e sustentáveis, o turismo pode dinamizar as comunidades rurais, criar oportunidades para os jovens e fomentar o desenvolvimento económico local”. O Secretário-Geral apresenta assim um roteiro orientado para o futuro que visa reforçar a posição da ONU Turismo a nível internacional e fazer do turismo um símbolo de unidade, sustentabilidade e resiliência.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Pololikashvili está empenhado em continuar a reforçar o turismo como motor da prosperidade e da cooperação internacional
{{ noCommentsLabel }}