Lidl chama clientes à cozinha para testar 200 produtos por ano
Portugal é o único país onde o Lidl tem dois centros de inovação, onde os clientes participam no desenvolvimento e melhoria de produtos de marca própria. Investiu meio milhão nesta aposta.
Dos 32 países onde o Lidl está presente, Portugal é o único com dois centros de inovação e cooperação (Lidlab). A cadeia investiu meio milhão de euros nos dois novos espaços em Agramonte (Porto) e em Linda-a-Velha (Oeiras) para chamar os clientes a dar o seu contributo no desenvolvimento e melhoria dos produtos de marca própria, alimentares e não alimentares, que representam 80% do sortido em loja.
“Sermos o primeiro país a ter esta experiência é para nós um orgulho“, diz Pedro Franco, diretor do departamento de qualidade do Lidl, durante a inauguração do Lidlab a Norte. “Este centro vai permitir uma maior proximidade com o cliente final, maior interatividade e representatividade e feedback dos clientes para criarmos novos artigos e melhorar os existentes”, resume.
A meta está definida: “melhorar 200 produtos por ano”. Como? Os clientes são chamados à cozinha do Lidlab para partilhar a sua experiência e opinião. Vão também provar receitas em desenvolvimento e selecionar as que mais vão ao encontro das suas expectativas. Participam ainda em provas cegas de produtos Lidl e de outras marcas concorrentes, avaliando-as de acordo com um conjunto de critérios como sabor, aroma, textura, aspeto, teor de sal e açúcar, gordura e suculência.
A ideia de envolver o consumidor no processo de desenvolvimento não é de agora. Em 2018, o grupo alemão criou o laboratório Lidl Sense, tendo em sete anos realizado 915 provas, de 906 produtos, envolvendo quase cinco mil participantes. Mas agora a experiência neste novo espaço será diferente, destaca o diretor do departamento de qualidade do Lidl: “As pessoas vão sentir-se em casa”, pois estar numa cozinha é diferente de um laboratório.
A ideia de criar o Lidlab partiu da equipa portuguesa, ora não fosse “o cliente a razão do Lidl existir”, assegura Ana Soares, chefe do departamento da área de qualidade alimentar do Lidl.
Marca própria: 80% do sortido em loja
O Centro de Inovação e Cooperação em Portugal tem como objetivo dar continuidade ao reforço das marcas próprias do Lidl, que já representam cerca de 80% do sortido do grupo alemão, num esforço para responder aos interesses do consumidor, mas também dar força a uma das fontes de receita da cadeia, com impacto na economia nacional.
Os dados dos Estudo de Impacto Socioeconómico, realizado pela consultora Forvis Mazars, conhecido em setembro no ano passado, são claros. Em 2023, cerca de metade dos produtos de marca própria do sortido permanente do Lidl em Portugal tinham origem em fornecedores portugueses. Tendo a marca própria um peso significativo ao nível do impacto económico da cadeia no país: dos 3.078 milhões de euros, representando 1,2% do PIB português, estimados no estudo, cerca de um terço resultam dos produtos de marca própria.
Desenvolvemos produtos que vão de encontro às expectativas dos clientes e que estejam adaptadas ao estilo de vida dos nossos consumidores.
“Desenvolvemos produtos que vão ao encontro das expectativas dos clientes e que estejam adaptadas ao estilo de vida dos nossos consumidores”, realça Pedro Franco. No “Lidlab criam os produtos que os nossos clientes querem”, acrescenta o diretor do departamento de qualidade do retalhista.
“A inovação é muito importante para melhorarmos e evoluirmos”, reforça Ana Soares, chefe do departamento da área de qualidade alimentar da cadeia alemã.
O objetivo é consultar o cliente antes da criação ou do melhoramento do artigo, desenvolver os produtos considerando as sugestões, voltar a consultar o consumidor e reavaliar o produto em provas cegas com o produto Lidl e o da concorrência.
Os clientes terão também oportunidade de participar em estudos de mercado, que permitem recolher informações sobre o público-alvo, o mercado, o comportamento dos consumidores e as tendências, sendo esta uma ferramenta fundamental na tomada de decisões.
Os clientes próximos das lojas de Linda-a-Velha e de Agramonte, no Porto, podem inscrever-se através da aplicação do Lidl e após preencher um formulário de registo, onde são questionados sobre as preferências alimentares, alergias e intolerâncias, serão convidados a participar nas diferentes atividades, de acordo com a sua disponibilidade e preferências de consumo.
A opinião do cliente nas redes sociais também é monitorizada e, semanalmente, feito um apanhado de tudo o que é dito e escrito nessas plataformas digitais. “É mais um canal de informação”, afiança o diretor de qualidade do Lidl.
Em Portugal desde 1995, o Lidl tem mais 280 lojas de Norte a Sul do país e quatro centros logísticos — Santo Tirso (Norte), Torres Novas (Oeste), Loures (Centro) e Palmela (Sul) —, dando emprego a cerca de nove mil colaboradores.
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