CNA alerta para crise no vinho no Douro devido a baixos preços
"Adensam-se as preocupações dos agricultores quanto à sua capacidade de resistir a mais um ano de dificuldades, com falta de escoamento e baixos preços pagos pelas uvas", avisa a confederação.
Os agricultores do Douro estão preocupados quanto à sua capacidade de resistir a mais um ano de dificuldades, com baixos preços pagos à produção e dificuldades no escoamento, alertou a Confederação Nacional da Agricultura (CNA).
“Depois de um ano em que muitas uvas ficaram por vindimar por não haver a quem as vender, adensam-se as preocupações dos agricultores quanto à sua capacidade de resistir a mais um ano de dificuldades, com falta de escoamento e baixos preços pagos pelas uvas (preços que se mantêm nos mesmos valores de há 25 anos e até inferiores), aumentos brutais dos custos de produção e, sobretudo, um forte desequilíbrio do poder entre a produção, a transformação e o grande comércio exportador”, indicou, em comunicado, a CNA.
Por outro lado, sublinhou que, perante a aplicação de tarifas sobre as exportações de vinho, nomeadamente para os EUA, “é imperioso” pôr fim às exportações desnecessárias. A CNA denunciou ainda a insuficiência de medidas de apoio, criticando o que disse ser a propaganda do Governo.
“O Ministério da Agricultura não adotou uma única medida para acudir, diretamente, à situação desesperada dos pequenos viticultores durienses que os pudesse compensar pelas enormes perdas de rendimento”, apontou.
De acordo com os agricultores, as regiões vitivinícolas, em particular o Douro, precisam de atenção por parte do Governo, com medidas imediatas e estruturantes, nomeadamente “o fim da liberalização dos direitos de plantação da vinha na União Europeia” e a promoção das exportações.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
CNA alerta para crise no vinho no Douro devido a baixos preços
{{ noCommentsLabel }}