Debate entre Montenegro e Pedro Nuno aquece com caso Spinumviva
Pedro Nuno Santos afirmou que o atual primeiro-ministro "não tem idoneidade para o cargo que ocupa". Montenegro acusou o adversário de ter um comportamento "deplorável".
O único frente-a-frente entre Luís Montenegro e Pedro Nuno Santos aqueceu esta quarta-feira com o caso Spinumviva. Durante o debate, transmitido pela RTP, SIC e TVI a partir da Nova SBE em Carcavelos, Pedro Nuno Santos afirmou que o atual primeiro-ministro “não tem idoneidade para o cargo que ocupa”. Montenegro acusou o adversário de ter um comportamento “deplorável”.
Era um dos temas mais esperados deste debate, no dia em que surgiram novos dados sobre a empresa familiar de Montenegro, e Pedro Nuno Santos jogou ao ataque acusando o líder da AD de continuar a receber dinheiro de “algumas empresas” como primeiro-ministro.
“A Spinumviva é Luís Montenegro. Foi ele que criou a empresa e angariou os clientes e é por Luís Montenegro que os clientes lá estão. Um desses clientes tem mesmo interesse em decisões do Estado. O grupo Solverde que Luís Montenegro chegou mesmo a representar”, acrescentou.
Pedro Nuno Santos aproveitou ainda a revelação de mais oito empresas clientes da Spinumviva, horas antes do debate decisivo, para garantir que “alguns desses clientes fornecem o Estado e recebem por esses fornecimentos milhões de euros”. Para o líder do PS, os vários casos que afetam o primeiro-ministro são suficientes para que não tenha “idoneidade para o cargo que ocupa” e seja “o principal fator de instabilidade política em Portugal”.
Luís Montenegro garantiu que a notícia sobre os novos clientes não é da sua responsabilidade e voltou a garantir que não acumulou as funções de primeiro-ministro com nenhuma outra atividade. “Não recebi um único euro de uma entidade privada deste que sou líder do PSD”, reiterou.
Acusando o líder do PS de fazer “insinuações gratuitas”, Montenegro disse estar disponível para dar mais explicações sobre este caso. “O Pedro Nuno Santos não tem autoridade moral para falar assim de mim”, afirmou o líder da AD, acusando o adversário de ter “um comportamento inaceitável” neste debate.
Montenegro acusou ainda o líder socialista de não ter “limites” no aproveitamento político deste caso e negou que estivesse em causa a estabilidade do país.
A uma questão sobre se sempre vai avançar com uma comissão parlamentar de inquérito (CPI) ao caso Spinumviva, Pedro Nuno Santos respondeu: “Depende, sobretudo, de Luís Montenegro”.
“Nunca forçarei nenhum adversário a expor a sua família, a sua mulher, os seus filhos ou o seu pai ou a sua mãe ou a sua irmã a uma CPI para tirar daí proveito político”, criticou primeiro-ministro. O líder do PS lembrou que o seu partido já tinha dito que nunca chamaria a depor a família direta de Montenegro.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Debate entre Montenegro e Pedro Nuno aquece com caso Spinumviva
{{ noCommentsLabel }}