5 coisas que vão marcar o dia
Quanto cresceu a economia portuguesa no início do ano? E qual o ritmo da inflação em março? São perguntas que vão ter resposta esta sexta-feira.
Numa semana marcada por uma falha histórica no abastecimento de eletricidade em Portugal e Espanha, o Instituto Nacional de Estatística (INE) publica hoje a estimativa rápida do crescimento económico no primeiro trimestre e da inflação em março. Enquanto isso, o Banco de Portugal atualiza dados da dívida pública.
Quanto cresce a economia?
O Instituto Nacional de Estatística (INE) divulga esta sexta-feira a estimativa rápida das Contas Nacionais Trimestrais relativa ao primeiro trimestre de 2025. De acordo com os últimos dados divulgados pelo gabinete de estatística, a economia portuguesa cresceu 1,9% em 2024, influenciada sobretudo pelo consumo. A divulgação destes dados foi adiada para hoje por causa do ‘apagão’ que se registou na segunda-feira e impediu a conclusão dos trabalhos, explicou o instituto.
Como evoluiu a inflação em abril?
O INE vai ainda revelar a estimativa rápida da evolução do Índice de Preços no Consumidor em abril. Em março, a taxa homóloga de inflação foi de 1,9%, menos 0,5 pontos percentuais face a fevereiro. Quanto à inflação subjacente, que retira da equação os produtos energéticos e os produtos alimentares não transformados, a variação homóloga no terceiro mês de 2025 foi também de 1,9%, contra 2,5% em fevereiro.
Banco de Portugal atualiza dívida pública
O Banco de Portugal publica esta sexta-feira a nota de informação estatística sobre a dívida pública registada em março. Em fevereiro, a dívida das administrações públicas subiu pelo terceiro mês seguido, tendo atingido os 277,2 mil milhões de euros, o valor mais alto desde setembro de 2023. O supervisor financeiro revelou que endividamento das Administrações Públicas deu um salto de 2,9 mil milhões de euros em fevereiro. A evolução deveu-se sobretudo ao acréscimo dos títulos de dívida (2,5 mil milhões de euros) e dos Certificados de Aforro (600 milhões de euros).
Desemprego recua na Zona Euro?
O órgão de estatística europeu divulga esta sexta-feira dados do desemprego na Zona Euro e da União Europeia (UE) relativos a março. Em fevereiro, a taxa de desemprego da UE foi de 5,7% em fevereiro de 2025, também abaixo dos 5,8% em janeiro de 2025 e dos 6,1% em fevereiro de 2024. O Eurostat estimou que 12,6 milhões de pessoas na UE, das quais 10,6 pertencem à Zona Euro, estavam desempregadas em fevereiro.
INE analisa setor do comércio
Por fim, o INE divulgará também o Índice de Volume de Negócios, Emprego, Remunerações e Horas Trabalhadas no Comércio relativo a março. Em fevereiro, o comércio registou um crescimento homólogo de 5,8%, uma aceleração de 0,3 pontos percentuais (p.p.) em comparação com o mês anterior. As vendas no comércio a retalho cresceram 5%, enquanto os índices de emprego e de remunerações apresentaram crescimentos homólogos de 1,2% e 5,7%, respetivamente.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
5 coisas que vão marcar o dia
{{ noCommentsLabel }}