BRANDS' ECO Hospital da Luz e Millennium Estoril Open juntos no apoio à CERCICA

  • Conteúdo Patrocinado
  • 2 Maio 2025

Hospital da Luz Lisboa mostra trabalho dos artistas da associação de apoio às pessoas com deficiência, inspirado no ténis.

O Millennium Estoril Open não é apenas um evento desportivo e o Hospital da Luz não é apenas o serviço médico oficial dos atletas e do público que participa neste importante torneio de ténis nacional. Este ano, entre os dois está um propósito maior: juntar a arte e o desporto e transformar estas expressões da capacidade humana em ferramentas de inclusão de pessoas com deficiência. Uma fusão que é feita pela CERCICA e pelos seus artistas.

Depois de meses de trabalho, o resultado está exposto no recinto do MILLENNIUM ESTORIL OPEN e na galeria de arte do Hospital da Luz Lisboa: um conjunto de obras de arte feitas por pessoas com deficiência intelectual, relacionadas com a temática do ténis e cujas receitas reverterão diretamente para cada um dos seus autores.

Carlos, que esteve presente na inauguração da exposição da CERCICA no Hospital da Luz Lisboa, já sabe o destino do dinheiro que vai receber: “Quero uns ténis. E um fato de treino”. E tudo de marca, como faz questão de realçar a monitora que acompanhou o trabalho deste grupo de artistas. Diogo, por seu lado, prefere explicar que esta foi “uma bela experiência” e que conseguiu fazer “uma pintura muito fixe”. Inês gostou também do resultado do seu trabalho: “Melhorei nos meus trabalhos no Open e espero continuar a melhorar”.

Daniela Gomes é a monitora da CERCICA que esteve sempre presente ao longo dos meses de trabalho e preparação destas obras e, claro, na inauguração desta exposição no Hospital da Luz Lisboa. “Fomos desafiados para desenvolver um trabalho artístico que esteja relacionado com o ténis. E tem sido uma experiência extremamente enriquecedora. Tivemos uma fase de trabalho no atelier, em que trabalhamos o tema. E depois temos a oportunidade de participar na exposição e ir ao torneio. O facto de as pessoas poderem adquirir as obras é uma grande ajuda para nós e para os artistas, que também recebem pelo trabalho que desenvolvem”, diz, explicando: “Tentamos arranjar referências visuais, exploramos o tema indo à internet, vendo imagens e vídeos relacionados com ténis, e depois procuramos perceber o que é que faz mais sentido, o que é que cada artista quer fazer e quer explorar”.

A exposição de mais de uma dezena de pinturas e criações artísticas que usam diferentes técnicas e inspirações é o resultado deste trabalho. Um trabalho “verdadeiramente extraordinário” a que, como afirma a CEO da Luz Saúde Isabel Vaz, “o Hospital da Luz se associa com grande orgulho. Porque, estas pessoas, sendo diferentes, fazem a diferença”.

Transformar a sociedade para que seja mais aberta à diversidade e à inclusão daqueles que são diferentes é um papel que todos devemos desempenhar. Por isso, é com muita alegria que estamos a expor na nossa galeria de arte do Hospital da Luz Lisboa o trabalho extraordinário que tem vindo a ser desenvolvido por todos estes artistas e que representa isso mesmo: a inclusão e uma meritocracia diversa”, diz Isabel Vaz, acrescentando: “Esta parceria do Hospital da Luz com o MILLENNIUM ESTORIL OPEN e com a CERCICA faz o ‘match’ perfeito daquilo que procuramos cumprir através do nosso programa estratégico de responsabilidade social: a arte do desporto e a arte da pintura com o propósito da inclusão destes jovens artistas”. E conclui: “É muito giro estar aqui com eles e com as suas obras, neste espaço lindo do Hospital da Luz – este jardim interior que projetamos para abrir o hospital ao exterior e à comunidade. Não podia ser melhor!”.

Esta é a 3ª vez que a CERCICA está no Millennium Estoril Open. Como explicou o diretor do torneio nesta inauguração, “aquilo que fizemos desde o primeiro ano foi desafiar os artistas a fazerem pinturas relacionadas com o ténis, dando-lhes vários motivos para se inspirarem”. Ténis, raquetes, a forma dos campos e das redes, a cor do piso, tudo pode servir de mote para as criações artísticas do grupo da CERCICA. E, assegura João Zilhão, “têm saído obras absolutamente extraordinárias ao longo destes 3 anos, que fazem sempre muito sucesso”, reforçando: “É bom para os artistas, que recebem o dinheiro da venda dos quadros. E nós também ficamos muito contentes por poder ajudar uma instituição tão válida como esta”.

A parceria com o MILLENNIUM ESTORIL OPEN “tem sido uma experiência extremamente enriquecedora” e Daniela Gomes tem boas expectativas também para “esta aproximação ao Hospital da Luz. A expectativa é de termos aqui alguma continuidade, após este torneio. Por isso, se nos quiserem receber, temos muito gosto”, afirma.

A CERCICA é uma associação que procura dar resposta às necessidades educativas de crianças, jovens e adultos com deficiência e incapacidades, trabalhando para a sua inclusão na escola e no mercado de trabalho através de atividades formativas, ocupacionais, desportivas e artísticas. Sedeada em Cascais desde 1976, tem crescido com as necessidades das pessoas que apoia, tendo hoje diferentes valências dedicadas. “Eu e estes artistas estamos integrados no Centro de Atividades para a Inclusão e Capacitação de Pessoas com Deficiência, que é uma resposta para pessoas com deficiência intelectual adultas que não conseguem uma resposta no mercado de trabalho”, explica a monitora, adiantando: “O nosso objetivo é que sejam produtivos e felizes, que consigam encontrar também um sentido para a vida. No fundo, tentamos potenciar ao máximo as capacidades deles, para que coisas como estas aconteçam. Porque… a arte salva!”

A exposição dos artistas da CERCICA foi inaugurada a 10 de abril e está patente até 30 de maio no jardim interior do Hospital da Luz Lisboa. As obras destes artistas podem também ser vistas e adquiridas no recinto do MILLENNIUM ESTORIL OPEN, até 4 de maio.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Hospital da Luz e Millennium Estoril Open juntos no apoio à CERCICA

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião