E o novo Papa é o norte-americano Robert Prevost

Robert Prevost será o 267.º Papa da história da Igreja e o primeiro Sumo Pontífice norte-americano. "A paz esteja convosco" foram as primeiras palavras do Papa Leão XIV.

O novo Papa é o norte-americano Robert Prevost, que escolheu o nome Leão XIV. O anúncio foi feito esta quinta-feira a partir da varanda da Basílica de São Pedro, em Roma. Aos 69 anos, é o 267.º líder da Igreja Católica e o primeiro papa norte-americano da história.

Ao segundo dia do Conclave, os 133 cardeais elegeram o sucessor do Papa Francisco. Os sinos da basílica de São Pedro tocaram a repique, anunciando a escolha do novo chefe da Igreja católica. Perante milhares de pessoas na Praça de S. Pedro que o aplaudiam em uníssono, o Papa Leão XIV acenou à multidão e dirigiu as primeiras palavras: “A paz esteja convosco”.

Natural de Chicago, Estados Unidos, o cardeal norte-americano Robert Prevost considerou-se um “filho de Santo Agostinho”, durante o seu primeiro discurso público após ser eleito o novo Sumo Pontífice. Agradeceu ao seu antecessor: “Obrigado, Papa Francisco”. E pediu ajuda para construir uma Igreja “aberta a todos” e com “pontes de diálogo”, evocando a “um só povo” na busca da paz.

Conhecido por ser um “homem muito calmo e discreto”, o Papa Leão XIV é o arcebispo-emérito de Chicago e foi nomeado cardeal pelo Papa Francisco em setembro de 2023. Até agora era prefeito do Dicastério para os Bispos, organismo responsável pela nomeação de bispos e cardeais.

É conhecido como o “pastor de duas pátrias” por ter passado grande parte da sua vida missionária no Peru. E adepto da linha pastoral de Francisco.

Marcelo Rebelo de Sousa já expressou “a profunda alegria” e saudou o Papa Leão XIV “em seu nome pessoal e em nome do Povo Português”, lê-se numa nota publicada na página oficial da Presidência da República.

Na sequência da escolha de Robert Prevost, o Presidente da República expressa ainda as suas felicitações à “Igreja Católica universal e, em particular, à Conferência Episcopal Portuguesa, no momento em que se abre uma nova fase na sua vida, na qual serão aprofundadas as excelentes relações entre o Estado português e a Igreja”.

Igualmente o primeiro-ministro Luís Montenegro enviou felicitações ao sucessor do Papa Francisco e a todos os católicos, através da rede social social X: “Felicito Sua Santidade o Papa Leão XIV pela eleição e desejo um pontificado pleno de luz, humanismo e universalismo”. E lançou um apelo: “Que nesta hora internacional de grande instabilidade e incerteza, o Papa Leão XIV e a Santa Sé possam ser ouvidos na promoção da paz, da empatia, da compaixão e da compreensão entre todos”.

O presidente dos Estados Unidos também apresentou congratulações ao cardeal Robert Francis Prevost, na sua rede social, Truth Social: “Parabéns ao cardeal Robert Francis Prevost, que acaba de ser nomeado Papa. É uma grande honra saber que ele é o primeiro Papa norte-americano. Que emoção e que grande honra para o nosso país”.

Donald Trump expressou ainda estar “ansioso por conhecer o Papa Leão XIV. Será um momento muito significativo!”.

Antes da eleição como Papa, Robert Prevost tinha uma conta na rede social de Elon Musk. Num post do início de fevereiro deste ano escreveu que o vice-presidente dos EUA, “JD Vance está errado: Jesus não nos pede para classificar o nosso amor pelos outros”.

Os 133 cardeais de 71 nacionalidades – quatro deles de Portugal – estiveram reunidos na Capela Sistina desde quarta-feira para eleger o novo Sumo Pontífice. As votações que aconteceram esta quinta-feira, pela 9h30 e 11 horas, não obtiveram os dois terços de votos necessários para eleger um novo Papa até o Conclave ter chegado a consenso ao final da tarde.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

E o novo Papa é o norte-americano Robert Prevost

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião