Hoje nas notícias: Imigrantes, garantia pública e SNS
Dos jornais aos sites, passando pelas rádios e televisões, leia as notícias que vão marcar o dia.
Milhares de imigrantes terão recebido em Portugal autorização de residência ou beneficiado de uma facilitação no seu processo graças a uma rede dedicada a prestar serviços de acesso fraudulento a documentação que abria portas no SEF e na AIMA. Aos mil milhões de euros iniciais, o Governo juntou 200 milhões extras em garantias para ajudar os jovens a comprarem casa, sendo que 58 milhões deste valor já foi atribuído ao Montepio. Conheça as notícias em destaque na imprensa nacional esta quinta-feira.
Fraude abriu portas no SEF e na AIMA a pelo menos dez mil imigrantes
Uma rede dedicada a prestar serviços de acesso fraudulento a documentação ajudou mais de dez mil imigrantes a receberem em Portugal a autorização de residência ou a beneficiarem de uma facilitação no seu processo, primeiro, no Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF), e, depois da sua extinção, na Agência para a Integração, Migrações e Asilo (AIMA). A rede foi descoberta através de uma investigação conduzida pela Diretoria da Polícia Judiciária do Centro, que na quarta-feira deteve 13 pessoas pela suspeita da prática de vários crimes – auxílio à imigração ilegal, falsificação de documentos, corrupção e branqueamento de capitais. Entre os detidos estão uma advogada e uma técnica superior do Ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE).
Leia a notícia completa no Público (acesso pago)
Banca já está a usar dinheiro extra da garantia pública
Os bancos já estão a utilizar o dinheiro extra da garantia pública criada para ajudar os jovens na aquisição da primeira casa. Aos mil milhões de euros atribuídos inicialmente, o Governo juntou outros 200 milhões que ficaram de reserva, mas por pouco tempo. Um montante de 55 milhões de euros foi agora adjudicado ao Banco Montepio, enquanto três milhões foram entregues à UCI. Ou seja, 29% do montante adicional sai do extra, ficando a sobrar 142 milhões para eventuais novos pedidos que possam surgir.
Leia a notícia completa no Jornal de Negócios (acesso pago)
Despesas do SNS disparam com salários e medicamentos
A despesa do Serviço Nacional de Saúde (SNS) continua a crescer, tendo aumentado 11,4% no primeiro trimestre do ano, o que corresponde a mais 394 milhões de euros face ao período homólogo. Os custos com pessoal, inflacionados pelas valorizações remuneratórias e pelos incentivos pagos aos profissionais de saúde, e os gastos com medicamentos são os principais responsáveis pelo acréscimo da despesa. O saldo do SNS situou-se em 199,6 milhões de euros negativos, uma deterioração de 212 milhões de euros face ao mesmo período do ano passado.
Leia a notícia completa no Jornal de Notícias (acesso pago)
Sondagem: PS com pior resultado da semana e com mais indecisos do que a AD
Depois da queda registada na terça-feira, a Aliança Democrática recupera uma décima, para os 34,9%, beneficiando, por outro lado, do recuo de meio ponto nas intenções de voto do PS, que regista o pior resultado da semana: 26,1%. Na sondagem diária da Pitagórica, o Chega também desce ligeiramente para os 16,7%, enquanto a Iniciativa Liberal mantém os 6,8%. À esquerda, o Livre sobe para os 3,9%, mas a CDU desce para os 3,2% e o BE para os 2,1%. Também a descer, o PAN tem 0,5% de intenções de voto.
Leia a notícia completa na TSF (acesso livre)
MNE poupa 32.906 euros em IMT na compra de apartamento de luxo
O ministro dos Negócios Estrangeiros poupou 32.906 euros no Imposto Municipal sobre Transações Onerosas (IMT) na compra a pronto de um apartamento T1 no empreendimento Beato Quarter, na zona oriental de Lisboa, por 580 mil euros. Paulo Rangel declarou a aquisição do imóvel numa declaração de alteração enviada à Entidade para a Transparência (EpT). A isenção no pagamento do imposto resulta, segundo explicou o governante, da aplicação de uma norma do Código do IMT segundo a qual está isenta do IMT a compra de imóveis classificados como património de interesse público, como é o caso do novo Conjunto Urbano do Convento do Beato, no qual está integrado o T1 adquirido por Rangel.
Leia a notícia completa no Correio da Manhã (acesso pago)
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Hoje nas notícias: Imigrantes, garantia pública e SNS
{{ noCommentsLabel }}