Trump anuncia acordo nas tarifas com Reino Unido. Taxas sobre aço e alumínio removidas

EUA deixam cair já tarifas sobre o alumínio e o aço e baixam taxas aduaneiras no automóvel de 25% para 10%. Trump diz que EUA estão "muito próximos" de fechar acordos com outros países.

O presidente dos EUA, Donald Trump, anunciou esta quinta-feira um acordo comercial com o Reino Unido. Trata-se do primeiro acordo alcançado após o anúncio por parte dos EUA das chamadas tarifas recíprocas. Tarifas sobre o alumínio e o aço baixam para 0% e sobre os carros recuam de 25% para 10%, mantendo-se uma taxa de 10% para a maioria das importações britânicas, enquanto os bens exportados para o Reino Unido vão pagar 1,8%.

O acordo com o Reino Unido foi anunciado numa conferência na Casa Branca, após Trump ter publicado uma tabela onde desvenda alguns detalhes sobre as condições acordadas entre os dois parceiros comerciais. A publicação mostra que as tarifas recíprocas para o Reino Unido ficarão em 10%, acima dos anteriores 3,4%, enquanto as taxas aduaneiras cobradas pelo Reino Unido às importações norte-americanas vão baixar de 5,1% para 1,8%. Trump explicou ainda que os detalhes finais estão a ser preparados.

Já o primeiro-ministro britânico, Keir Starmer, saudou o acordo, considerando que é “um dia histórico” na história da cooperação bilateral entre os dois países. “Este é um dia realmente fantástico e histórico, em que podemos anunciar este acordo entre os nossos dois grandes países. Penso que é um verdadeiro tributo à nossa história de trabalho tão estreito”, disse por telefone ao Presidente dos EUA, Donald Trump, em declarações transmitidas pela televisão.

Segundo Starmer, o acordo “vai impulsionar o comércio” entre ambos e “proteger postos de trabalho, mas também criá-los, abrindo o acesso ao mercado”. Numa conferência de imprensa mais tarde, Starmer adiantou que o acordo vai eliminar as tarifas aduaneiras sobre o aço e o alumínio britânicos de 25% para 0% e do setor automóvel de 27,5% para 10%.

Questionado sobre se 10% servirá a base para outras negociações que estão a decorrer, Trump afirmou que 10% “é um número baixo”. “Fizeram um bom acordo”, disse, referindo-se ao acordo alcançado com o Reino Unido.

O republicano mostrou-se ainda confiante em relação às negociações com outros parceiros comerciais. “Estamos muito próximos” de alcançar novos acordos nas tarifas, adiantou Donald Trump, numa conferência de imprensa que está a decorrer na Casa Branca, referindo que está a negociar com vários países e que vai encontrar-se com a China. “Vamos ter uma boa semana com a China“.

O presidente dos EUA adiantou ainda que quer fazer um acordo com a União Europeia. Sobre as medidas anunciadas por Bruxelas esta quinta-feira, que incluem a possibilidade da União Europeia impor tarifas a importações norte-americanas no valor de 95 mil milhões de euros, caso falhem as negociações, Trump não deu grande importância, afirmando que “toda a gente quer fazer um acordo com os EUA”.

(Notícia atualizada às 16h52)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Trump anuncia acordo nas tarifas com Reino Unido. Taxas sobre aço e alumínio removidas

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião