Arábia Saudita aumenta a produção interna para atrair investimento e colaboração internacionais

  • Servimedia
  • 9 Maio 2025

Vários projetos sauditas visam diversificar a economia do país para o tornar um dos principais mercados mundiais.

A Arábia Saudita afirmou que está a avançar de acordo com a sua estratégia Visão 2030 para uma economia mais diversificada, menos dependente do petróleo e com uma posição de liderança no mercado internacional. Entre as muitas iniciativas que o país lançou nos últimos anos, destacam-se projetos como o “Made in Saudi”, um programa centrado na promoção da produção local saudita.

O “Made in Saudi” começou em 2021 como uma iniciativa do Programa Nacional de Desenvolvimento Industrial e Logística e da Autoridade Saudita para o Desenvolvimento das Exportações e, desde então, tem ajudado as empresas locais sauditas a aumentar a sua visibilidade no mercado e a promover os seus produtos junto de um público mais vasto.

Ao apoiar as empresas locais, o programa não só impulsiona a economia nacional, como também incentiva a inovação em diferentes áreas e premeia a criatividade no mercado saudita. Através do projeto, as empresas associadas têm também a oportunidade de utilizar oficialmente o logótipo Saudi Made, representando a imagem do país no mundo. Desde o início do projeto, mais de 7.600 produtos foram considerados Saudi Made, abrangendo mais de 16 setores diferentes.

A promoção dos produtos nacionais sauditas visa também incentivar o consumo não só na Arábia Saudita, mas também impulsionar as exportações e o comércio internacional. O Made in Saudi promove o país como um destino industrial chave no mundo, a fim de atrair mais investimento estrangeiro e com o objetivo claro de levar as exportações não petrolíferas a 50% do PIB não petrolífero até 2030. Atualmente, mais de 180 países importam produtos Made in Saudi.

MERCADO COM POTENCIAL

Em linha com o impulso da Arábia Saudita para o comércio internacional e as relações com os mercados estrangeiros, a Espanha posiciona-se como uma economia com grandes oportunidades de negócio. Neste contexto, o embaixador da Arábia Saudita em Espanha, Haifa Al Mogrin, realizou uma reunião com a Câmara de Comércio de Sevilha e com empresários espanhóis interessados no mercado saudita.

O embaixador salientou as grandes oportunidades existentes entre os dois países, destacando em particular o desenvolvimento das infra-estruturas e da conectividade, as energias renováveis e o setor do turismo. Haifa Al Mogrin destacou, em particular, as oportunidades geradas pela próxima Exposição Mundial em Riade, que terá lugar em 2030 e que implicará um forte investimento em infra-estruturas e ligações. Isto para além do Aeroporto Internacional Rei Salman, que está atualmente em construção.

A Arábia Saudita indica que continua a abrir o seu comércio ao mundo, ao mesmo tempo que diversifica a sua economia, com o objetivo de promover uma economia forte alinhada com uma sociedade de oportunidades e bem-estar.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Arábia Saudita aumenta a produção interna para atrair investimento e colaboração internacionais

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião