Governo já deu autorização de residência a 123 mil imigrantes
Há 23.500 imigrantes que viram recusado o seu pedido de autorização de residência, sendo que, destes, 4.500 já foram notificados para abandonar voluntariamente o país num prazo de 20 dias.
Já foram aprovadas 123 mil autorizações de residência, que representam 27,5% do total de 446.921 manifestações de interesse pendentes, segundo avançou ao Expresso (acesso pago) fonte oficial do Governo, num balanço a menos de um mês para o fim da Estrutura de Missão da Agência para a Integração, Migrações e Asilo (AIMA).
Com a extinção inicial de 171 mil pedidos por falta de pagamento, apenas avançaram para atendimento e recolha de dados biométricos 275 mil manifestações de interesse, e, destas, 44,7% tiveram luz verde para a emissão de cartão de residência. Significa que, neste momento, estão por decidir 117 mil processos, “todos já atendidos e distribuídos aos instrutores ou instruídos para decisão final”, refere a mesma fonte.
Por outro lado, 23.500 viram recusado o seu pedido de autorização de residência, sendo que destes 4.500 já foram notificados para abandonar voluntariamente o país num prazo de 20 dias. O ministro da Presidência, na semana passada, avançou que o número de pedidos recusados e de início de retorno voluntário em fase final era de 18 mil, mas até ao fim da vigência da estrutura de missão (3 de junho) a expectativa é de que esse número aumente ainda mais.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Governo já deu autorização de residência a 123 mil imigrantes
{{ noCommentsLabel }}