Miranda Sarmento sublinha necessidade de UE chegar a acordo com EUA sobre tarifas
Ministro das Finanças defende que a Europa tem de olhar para os seus interesses, mas procurar chegar a um entendimento para que não haja aplicação de tarifas.
O ministro das Finanças reiterou esta segunda-feira que a Comissão Europeia deve negociar com a Administração Trump para chegar a um entendimento sobre as tarifas. Joaquim Miranda Sarmento falava aos jornalistas à entrada para o Eurogrupo, em Bruxelas, quando foi questionado sobre se o entendimento entre os EUA e a China era um sinal de esperança também para o bloco comunitário.
“É preciso negociar, sentar à mesa com a Administração americana. Há um processo negocial a decorrer. A Europa tem de olhar para os seus interesses, mas procurar chegar a um entendimento para que não haja aplicação de tarifas ou que sejam o mais mitigado possível“, disse Joaquim Miranda Sarmento.
O governante sublinhou que quer a Europa quer os outros blocos estão a fazer o seu trabalho de sentar com a administração americana e perceber o que pode ser obtido na questão das tarifas.
“A Comissão continua a fazer o seu trabalho. Há aqui um tempo de negociação onde naturalmente há avanços e recuos como é normal nestes processos. No final do dia, o importante é que as políticas comerciais dos blocos económicos não prejudiquem os agentes económicos, os consumidores e os de menor rendimento“, disse.
Indicadores da economia portuguesa mostram recuperação
O ministro garantiu ainda que o Governo mantém a previsão de crescimento de 2,4% este ano, apesar do desempenho abaixo do esperado no arranque do ano.
“Esperamos recuperar nestes três trimestres. Apesar de algum impacto que o apagão teve, os indicadores estão a mostrar alguma recuperação. Também tivemos a Páscoa este ano no segundo trimestre e não no primeiro, isso tem algum impacto no consumo e no turismo”, frisou.
Para Miranda Sarmento, “não há nenhuma informação que obrigue a qualquer revisão”.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Miranda Sarmento sublinha necessidade de UE chegar a acordo com EUA sobre tarifas
{{ noCommentsLabel }}