Veja o calendário do concurso nacional de acesso ao Ensino Superior para o próximo ano letivo

  • Joana Abrantes Gomes
  • 11:45

A primeira fase de candidaturas ao Ensino Superior arranca no dia 21 de julho. Conheça os procedimentos do concurso nacional de acesso para o ano letivo de 2025/2026.

O Governo aprovou o calendário do processo para a candidatura ao Ensino Superior público para o ano letivo de 2025/2026. De acordo com um despacho publicado esta segunda-feira em Diário da República, a apresentação da candidatura à primeira fase do concurso nacional de acesso arranca a 21 de julho.

A candidatura à primeira fase do concurso nacional de acesso ao Ensino Superior relativo ao próximo ano letivo decorre entre 21 de julho e 4 de agosto. No caso dos candidatos ao contingente prioritário para emigrantes, familiares que com eles residam e lusodescendentes e candidatos com pedido de substituição de provas de ingresso por exames estrangeiros, o prazo termina a 28 de julho.

No dia 23 de agosto será disponibilizada às instituições de Ensino Superior, por via eletrónica, as listas de colocação na primeira fase do concurso nacional, sendo que os resultados da primeira fase do concurso serão divulgados a 24 de agosto.

Entre 25 e 28 de agosto decorre o período de matrícula e inscrição nas instituições de Ensino Superior dos candidatos colocados na primeira fase do concurso nacional. Já a apresentação das reclamações aos resultados desta fase pode ser feita entre 25 e 29 de agosto.

As candidaturas à segunda fase decorrem de 25 de agosto a 3 de setembro, sendo os resultados divulgados a 14 de setembro, no mesmo dia que as instituições de ensino superior recebem, por via eletrónica, as listas de colocação nesta fase do concurso nacional.

A matrícula e inscrição nas instituições de ensino superior dos candidatos colocados na segunda fase do concurso nacional podem ser feitas de 15 a 17 de setembro. A apresentação das reclamações aos resultados desta fase do concurso nacional decorre de 15 a 19 de setembro.

O prazo de candidaturas à terceira fase decorre entre os dias 23 e 25 de setembro e os resultados vão ser conhecidos a 1 de outubro. A matrícula e inscrição nas instituições de ensino superior dos candidatos colocados nesta última fase do concurso nacional pode ser feita entre 1 e 3 de outubro, enquanto a apresentação das reclamações aos resultados está agendada para o mesmo período.

Em 6 de outubro, as instituições de Ensino Superior comunicam à Direção-Geral do Ensino Superior (DGES) a informação sobre os candidatos colocados na terceira fase do concurso nacional que efetivamente se matricularam.

No caso dos regimes especiais, a apresentação das candidaturas está prevista ter início a 4 de agosto e termina no dia 11, com os resultados a serem divulgados um mês depois, quando forem disponibilizadas as listas de colocação às instituições de Ensino Superior.

O período de matrícula e inscrição decorre entre os dias 12 e 19 de setembro, bem como a apresentação de reclamações dos resultados.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Veja o calendário do concurso nacional de acesso ao Ensino Superior para o próximo ano letivo

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião