Lucro da Munich Re cai 48,3% no 1.º trimestre pressionado por fogos na Califórnia
As receitas com contratos de seguro emitidos aumentaram 5,0% em termos homólogos, para 15.811 milhões de euros, enquanto as despesas com estes serviços aumentaram 11,8%, para 13.775 milhões de euros.
A resseguradora alemã Munich Re anunciou esta terça-feira que teve lucros de 1.094 milhões de euros até março deste ano, uma quebra de 48,3%, em termos homólogos, num período afetado pelos incêndios em Los Angeles.

Nos primeiros três meses do ano passado, a resseguradora registou um resultado líquido de 2.115 milhões de euros, de acordo com a demonstração financeira divulgada esta terça-feira, tendo a diminuição sido atribuída aos fogos no estado norte-americano da Califórnia. “Os devastadores incêndios em Los Angeles resultaram no maior evento (…) totalizando aproximadamente 800 milhões de euros”, registou a resseguradora alemã.
Em fevereiro, a resseguradora tinha anunciado uma estimativa de que os incêndios na Califórnia poderiam custar 1.200 milhões de euros.
As receitas com contratos de seguro emitidos aumentaram 5,0% em termos homólogos, para 15.811 milhões de euros, enquanto as despesas com estes serviços aumentaram 11,8%, para 13.775 milhões de euros.
Até março, o resultado operacional da atividade seguradora recuou para 1.465 milhões de euros, que compara com 2.891 milhões de euros no mesmo período do ano precedente, enquanto a taxa de imposto efetiva foi de 22,3% (25,8%).
O grupo de empresas de seguros ERGO, propriedade da Munich Re, contribuiu com um lucro líquido de 241 milhões de euros, 6,4% acima dos 226 milhões de euros registados no ano passado.
O resultado técnico total foi de 2.054 milhões de euros no primeiro trimestre deste ano, recuando face aos 2.646 milhões de euros em idêntico período do ano passado.
Citado em comunicado, o administrador financeiro da Munich Re, Christoph Jurecka, apontou que, embora a resseguradora “não tenha saído incólume dos devastadores incêndios em Los Angeles em janeiro de 2025”, atingiu um lucro de 1,1 mil milhões de euros.
“Demonstra a resiliência do grupo Munich Re, impulsionada, mais uma vez, pela gestão prudente do nosso portefólio empresarial”, registou.
Jurecka afirmou os valores estimados para os lucros do grupo para este ano, em 6.000 milhões de euros.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Lucro da Munich Re cai 48,3% no 1.º trimestre pressionado por fogos na Califórnia
{{ noCommentsLabel }}