Macron ameaça Rússia com mais sanções se não aplicar cessar-fogo
"A nossa vontade, se a Rússia confirmar que não está a respeitar o cessar-fogo de 30 dias, proposto por Kiev e pelos aliados, é voltar a aplicar sanções.", disse o presidente francês.
O Presidente de França anunciou esta terça-feira que os europeus vão impor sanções secundárias “nos próximos dias” se a Rússia “confirmar que não está a respeitar” o cessar-fogo de 30 dias na Ucrânia.
“A nossa vontade, se a Rússia confirmar que não está a respeitar o cessar-fogo de 30 dias, proposto por Kiev e pelos aliados, é voltar a aplicar sanções. Já aplicámos várias dezenas e vamos aplicar nos próximos dias, em estreita ligação com os Estados Unidos”, afirmou Emmanuel Macron.
O chefe de Estado francês, que esteve na Ucrânia com o chanceler alemão, Friedrich Merz, o primeiro-ministro polaco, Donald Tusk, e líder britânico, Keir Starmer, indicou que a coligação de países dispostos a dar garantias de segurança à Ucrânia no caso de cessar-fogo querem “adotar novas sanções [contra a Rússia] em conjunto com os Estados Unidos” de Donald Trump.
“Estamos à espera da resposta da Rússia”, afirmou, acrescentando que querem “ajudar a Ucrânia, mas nunca escalar”, por essa razão foi decidido “não enviar [tropas]” para Kiev.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Macron ameaça Rússia com mais sanções se não aplicar cessar-fogo
{{ noCommentsLabel }}