Franceses são os mais fiéis às seguradoras

  • ECO Seguros
  • 15:41

A Guidewire revela que há cada vez mais clientes a valorizarem seguros que recorrem a tecnologias de IA para antecipar um sinistro ou calcular prémio. Mas persiste desconfiança na recolha de dados.

A maioria dos segurados franceses são mais leais às seguradoras que os clientes na Alemanha, Espanha e Reino Unido, de acordo com os resultados do inquérito Guidewire European Insurance Consumer Survey 2025

Os clientes franceses dizem que valorizam os produtos das seguradoras, acreditando que compreendem a suas necessidades. Em 2024, 40% dos inquiridos em França afirmaram que era provável mudarem de seguradora, mas em 2025 esta percentagem desceu para 31%. Já os clientes espanhóis são os mais abertos a mudar de seguradora (45%). No Reino Unido e na Alemanha, os valores ficam em 43% e 42%, respetivamente.

 

“É inevitável que haja alguma rotatividade de clientes, mas a combinação do aumento dos pedidos de indemnização e do custo de aquisição de clientes significa que a promoção de uma maior lealdade à marca deve ser um objetivo fundamental”, indica a Guidewire.

O interesse dos consumidores por novos produtos e serviços impulsionados pela inovação tecnológica tem aumentado nos últimos cinco anos. O interesse por serviços com tecnologia, que alertam para potenciais danos antes de estes acontecerem, aumentou 9% em 2025 face ao ano anterior para 80%.

Os seguros que calculam o prémio com base no uso e comportamento do segurado e os seguros embebidos na compra de produto têm-se tornado mais apelativo para os consumidores. Segundo o Guidewire, a inovação nos seguros “convidam a uma nova concorrência, mais virada para o digital, a entrar no mercado.”

O entusiasmo em torno da inovação tecnológica também se estende à confiança na Inteligência Artificial. Os clientes recorrem cada vez mais a esta tecnologia no quotidiano, confiando cada vez mais nas seguradoras para fazer o mesmo nas suas operações.

“O número de clientes que se sentem confortáveis com o facto de as seguradoras utilizarem a IA para decidir o preço de uma apólice de seguro, sem intervenção humana, aumentou de 31% em 2024 para 37% em 2025”, lê-se no relatório.

Do outro lado da moeda, há quem não entenda porque os grupos seguradores recolhem dados para calcular o risco e o número de inquiridos que veem em tal ato uma invasão da privacidade aumentou de 19% em 2024 para 24%. De notar variações entre países.

Em França e Espanha há mais consumidores a considerar uma invasão da privacidade tendo subido 8 pontos e 5 pontos, respetivamente, para 28% e 21%. Já na Alemanha, as pessoas que consideram que a recolha de dados é positiva cresceu de 32% para 38% e no Reino Unido subiu de 28% para 32%.

Para chegar a estas conclusões a Guidewire encomendou à Censuswide, membro do British Polling Council, um inquérito a 4.010 consumidores, com idade igual ou superior a 18 anos, que compraram ou renovaram um produto de seguro geral ou fizeram um sinistro nos últimos 12 meses. Foram inquiridos em março deste ano. A Guidewire é uma empresa de software americana que cria plataformas de gestão para seguradoras.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Franceses são os mais fiéis às seguradoras

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião