Fundación Mapfre deu prémio a projetos de inovação social

  • ECO Seguros
  • 15:00

Nesta edição, foram premiadas soluções inovadoras de deteção precoce do cancro, apoio do envelhecimento ao domicílio e em segurança na mobilidade.

A Fundación Mapfre, maior acionista da seguradora Mapfre, anunciou os vencedores da oitava edição dos seus Prémios de Inovação Social, uma iniciativa que promove empreendedores com impacto social positivo. Nesta edição, foram premiadas soluções inovadoras de deteção precoce do cancro, apoio do envelhecimento ao domicílio e em segurança infantil na mobilidade.

Diego del Alcázar Benjumea (IE University), Juan Cruz Cigudosa (Secretário de Estado de Ciência, Inovação e Universidades em Espanha), Antonio Huertas (Presidente da Fundación MAPFRE), Emma Garatea (Cocoon), Andrés Allamand (Secretário Geral Iberoamericano), Luis Santiago (Pegasi Sail) e Manuel Acevedo (Helpful Village)

A iniciativa está alinhada com a missão da fundação de investir em projetos sociais, principalmente em cinco áreas: ação social, promoção da saúde, prevenção e segurança rodoviária, cultura, seguro e providencia social.

Segundo o comunicado, cada um dos três vencedores recebeu um prémio individual de 40 mil euros para o desenvolvimento dos seus projetos além de acesso a mentoria especializada na IE University, parceiro académico dos prémios. Os premiados passam ainda a integrar a Red Innova uma rede que promove a partilha de conhecimento e reforça o ecossistema da inovação social.

Entre os vencedores está a Pegasi Sail, do Chile, uma solução que utiliza inteligência artificial para otimizar a detenção precoce do cancro e melhorar a coordenação entre pacientes, hospitais e profissionais de saúde.

“A PEGASI SAIL nasceu de uma experiência pessoal difícil, mas transformou-se numa ferramenta com impacto real para milhares de pessoas. Através da inteligência artificial, estamos a revolucionar a forma como o cancro é diagnosticado e tratado, otimizando o tempo, que muitas vezes é crucial”, afirmou Luis Santiago, cofundador e CEO da PEGASI SAIL.

Outra premiada foi a Helpful Village, dos Estados Unidos, uma plataforma abrangente que facilita o envelhecimento no domicílio, oferecendo apoio 24 horas por dia, gestão automatizada, videochamadas, mapas interativos e geolocalização de voluntários. O seu fundador e CEO, Manuel Acevedo, explicou que “os idosos merecem envelhecer em casa, rodeados pela sua comunidade, com independência, dignidade e apoio”. Inspirado pela experiência da própria mães após a reforma, marcada pela solidão e falta de objetivos, Acevedo acrescenta que tal o levou a “descobrir o Movimento Village nos Estados Unidos e a perceber que muitas comunidades precisavam de ferramentas para organizar melhor a sua ajuda mútua. Foi o ponto de partida para a criação da Helpful Village”

A terceira vencedora foi a start-up sueca Cocoon, que desenvolveu um airbag de ativação ultrarrápida — em apenas 20 milissegundos — para cadeiras infantis de bicicleta. Acionado por inteligência artificial que deteta o risco de colisão, o dispositivo oferece maior segurança às crianças durante os trajetos urbanos.

A fundadora e CEO, Emma Garatea, destacou que “este prémio reforça a ideia de que a mobilidade sustentável também deve ser segura, especialmente para as crianças.” E acrescentou: “na Cocoon, não estamos apenas a projetar um airbag, mas também a tranquilidade para pais que querem andar de bicicleta sem medo. Este reconhecimento dá-nos força para continuar a crescer, a aprender e a contribuir para cidades mais verdes e mais humanas”

Esta oitava edição contou com 350 projetos candidatos, provenientes de diferentes países. A Fundação MAPFRE é uma instituição sem fins lucrativos criada pelo grupo segurador Mapfre, uma das maiores seguradoras espanholas, em 1975. O seu financiamento é garantido principalmente pela própria Mapfre, que destina parte dos seus lucros e recursos para sustentar as atividades da fundação.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Fundación Mapfre deu prémio a projetos de inovação social

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião