UnitedHealth investigada por suspeitas de fraude no programa Medicare
Esta investigação junta-se a uma série de outros inquéritos que envolvem o grupo, incluindo suspeitas de práticas anticoncorrenciais e uma investigação civil sobre faturação no Medicare.
O UnitedHealth Group está a ser investigado pelo Departamento de Justiça dos EUA por suspeitas de fraude relacionada com o programa federal Medicare, segundo avançou o Wall Street Journal (acesso pago). A unidade de fraudes nos serviços de saúde do departamento iniciou a investigação no verão passado, mas ainda não são conhecidos mais detalhes sobre o inquérito.
A investigação centra-se nas práticas do grupo no segmento Medicare Advantage, um programa gerido por seguradoras privadas que recebe fundos públicos para cuidar de idosos e pessoas com deficiência. O maior grupo segurador em volume de prémios emitidos afirma que ainda não foi formalmente notificado sobre a investigação criminal, mas garante a integridade do seu programa Medicare Advantage.
Esta investigação junta-se a uma série de outros inquéritos que envolvem o grupo, incluindo suspeitas de práticas anticoncorrenciais e uma investigação civil sobre faturação no Medicare, nomeadamente nos consultórios médicos da empresa.
O impacto da crise interna é agravado pela recente queda das ações da UnitedHealth, que perderam cerca de 50% do valor no último mês. Às 16h22 desta quinta-feira as ações em bolsa caiam 14,62%. A instabilidade foi acentuada pela saída inesperada do CEO Andrew Witty, substituído esta semana pelo presidente do conselho e antigo CEO, Stephen Hemsley.
Esta investigação surge no contexto em que a administração Trump e o Congresso norte-americano procuram cortar despesas federais na saúde, uma fonte essencial das receitas da UnitedHealth. Em março, o novo diretor da agência Medicare e Medicaid, Mehmet Oz, foi questionado no Senado sobre práticas das seguradoras Medicare Advantage, tendo prometido medidas mais rigorosas.
O Departamento de Justiça está especialmente atento a esquemas que inflacionam os pagamentos do Medicare, como a atribuição de diagnósticos duvidosos para justificar maiores compensações. Reportagens do Wall Street Journal apontam que práticas da UnitedHealth nesse sentido podem ter custado milhares de milhões de dólares aos contribuintes, acusações que a empresa contesta, classificando-as como imprecisas e tendenciosas.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
UnitedHealth investigada por suspeitas de fraude no programa Medicare
{{ noCommentsLabel }}