⛽ Combustíveis ficam mais caros na próxima semana. Diesel sobe três cêntimos e a gasolina 2,5 cêntimos

A partir de segunda-feira, quando for abastecer, deverá passar a pagar 1,533 euros por litro de gasóleo simples e 1,691 euros por litro de gasolina simples 95.

Para a semana vai pagar mais para encher o depósito, por isso, se puder aproveite o fim de semana. O gasóleo, o combustível mais utilizado em Portugal, deverá subir três cêntimos e a gasolina deverá subir 2,5 cêntimos, avançou ao ECO fonte do mercado.

Quando for abastecer, passará assim a pagar 1,533 euros por litro de gasóleo simples e 1,691 euros por litro de gasolina simples 95, tendo em conta os valores médios praticados nas bombas à segunda-feira, divulgados pela Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG). É preciso recuar a 14 de janeiro para ter uma subida mais expressiva do diesel (4,7 cêntimos) e a 24 de março para a gasolina (3,7 cêntimos)

Ainda assim, desde o início do ano, os preços do diesel já desceram dez cêntimos e os da gasolina apenas 0,5 cêntimos, caso se confirmem estes valores.

Os preços podem ainda sofrer alterações para ter em conta o fecho das cotações do petróleo brent esta sexta-feira e o comportamento do mercado cambial. Mas também porque os preços finais resultam da média dos valores praticados por todas as gasolineiras. Além disso, os preços cobrados ao consumidor final podem variar consoante o posto de abastecimento.

Esta semana, a gasolina desceu um cêntimo e o gasóleo 0,1 cêntimos, um comportamento diferente do antecipado pelo mercado que apontava para uma subida de meio cêntimo na gasolina e uma descida de meio cêntimo no diesel.

Os contratos futuros do brent, que serve de referência para o mercado europeu, rondavam os 65 dólares por barril esta sexta-feira, negociando a valorizar 0,78% e caminhavam para um ganho semanal de 1%, graças ao otimismo face às relações comerciais entre os EUA e a China que ofuscou as preocupações sobre o excesso de oferta global.

No início da semana, os dois países acordaram uma trégua de 90 dias na sua disputa comercial, comprometendo-se a reduzir significativamente as tarifas — um avanço que aliviou os receios em torno da procura dos maiores consumidores de petróleo do mundo. No entanto, os ganhos foram limitados por relatos de que o Irão poderá chegar a um acordo com os EUA para o alívio das sanções.

O Presidente Trump sinalizou também progressos nas conversações de paz a longo prazo com o Irão, alimentando as expectativas de um aumento do fornecimento de petróleo iraniano.

Aumentando a pressão, os dados do Governo norte-americano revelaram um aumento surpreendente dos stocks de crude. A AIE também aumentou a sua previsão de fornecimento global em 380.000 barris por dia, citando os aumentos de produção da Arábia Saudita e de outros membros da OPEP+ à medida que reduzem os cortes de produção.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

⛽ Combustíveis ficam mais caros na próxima semana. Diesel sobe três cêntimos e a gasolina 2,5 cêntimos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião