Novo Nordisk anuncia saída do CEO. Ações descem 4%

Saída de Lars Fruergaard Jørgensen é justificada pelo mau momento da empresa em bolsa e pela maior concorrência no mercado. Substituição do CEO está a ser preparada.

A farmacêutica dinamarquesa Novo Nordisk anunciou que o CEO Lars Fruergaard Jørgensen vai abandonar a liderança da empresa. A saída surge num momento em que a companhia, que fabrica o medicamento Ozempic, enfrenta crescente concorrência no mercado de medicamentos para a obesidade e as ações têm estado sob pressão. Numa primeira reação à demissão do CEO, os títulos da farmacêutica seguem a cair 4% para 416,9 coroas dinamarquesas.

O CEO, que sai por mútuo acordo com a empresa, vai permanecer no cargo “por um período para apoiar uma transição suave para a nova liderança”, adiantou a empresa em comunicado, acrescentando que a farmacêutica está a preparar o anúncio do substituto de Jørgensen, o qual será feito em breve.

“A estratégia do Novo Nordisk permanece inalterada e a administração está confiante nos planos de negócios atuais da empresa e na sua capacidade de executá-los”, afirmou o chairman Helge Lund em comunicado. “As mudanças são feitas à luz dos recentes desafios de mercado que a Novo Nordisk vem enfrentando e da evolução do preço das ações da empresa desde meados de 2024”, justificou na mesma nota.

Ações afundam 50% desde meados de 2024

As ações da gigante europeia do setor da saúde estão a ser fortemente penalizadas em bolsa — afundam mais de 50% desde meados de 2024 — devido à maior concorrência no mercado de medicamentos para a obesidade e aos resultados dececionantes dos testes apresentados pela Novo Nordisk para os seus tratamentos de última geração. Apenas em 2025, as ações tombam mais de 33%.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Novo Nordisk anuncia saída do CEO. Ações descem 4%

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião