O poder da simplicidade do investimento pela porta dos ETFpremium
São cada vez mais os investidores a recorrerem aos fundos cotados para aplicarem as suas poupanças. Transparência, baixos custos e simplicidade de negociação explicam parte do sucesso.
Este artigo integra a 13.ª edição do ECO magazine, que pode comprar aqui.A simplicidade nem sempre é valorizada no mundo dos investimentos. Entre estratégias complexas, produtos exóticos e promessas de retornos estratosféricos, os pequenos investidores tendem a sentir-se perdidos. Contudo, a solução para rentabilizar as poupanças de forma consistente ao longo dos anos pode ser mais acessível e simples do que se possa pensar. Na verdade, basta apenas disciplina, paciência e dois fundos de índice (também conhecidos como exchange-traded fund, os ETF). John Bogle, fundador da Vanguard e “pai” dos ETF, resumiu a filosofia por trás destes produtos numa frase: “Não procure agulhas no palheiro. Compre o palheiro.”Em Portugal, onde a literacia financeira ainda é incipiente, esta abordagem ganha
Veja todos os planos
Assine para ler este artigo
Aceda às notícias premium do ECO. Torne-se assinante.
A partir de
5€
Se já é assinante, Faça Login.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.