5 coisas que vão marcar o dia
No dia em que o país e mercados reagem às eleições, o INE mostra como evoluíram os juros da casa e a Comissão Europeia divulga as suas previsões da primavera. Os combustíveis ficam mais caros.
No dia em que se fazem contas aos resultados das eleições legislativas deste domingo, o INE divulga dados referentes às taxas de juro implícitas no crédito à habitação, relativas a abril. Num início de semana também marcado pela subida do preço dos combustíveis, os pagamentos bancários passam a mostrar destinatário. Já a Comissão Europeia apresenta aquelas que são as suas previsões económicas da primavera.
Rescaldo das eleições
Depois da ida às urnas deste domingo no âmbito das eleições legislativas, o dia será marcado pela reação aos resultados. Será também a oportunidade de os mercados se ajustarem à nova geometria parlamentar.
Como evoluíram os juros da casa?
O INE vai divulgar esta segunda-feira dados referentes às taxas de juro implícitas no crédito à habitação relativas a abril. Os juros da casa tem vindo a cair há 14 meses seguidos, tendo baixado em março para o valor mais baixo em quase dois anos, quando a taxa de juro implícita no crédito à habitação caiu para 3,735%, a taxa mais baixa desde julho de 2023.
Previsões da primavera da Comissão Europeia
A Comissão Europeia vai apresentar aquelas que são as suas previsões económicas da primavera. É esperada uma conferência de imprensa após a reunião do Eurogrupo com Paschal Donohoe, presidente do Eurogrupo, Pierre Gramegna, diretor executivo do Mecanismo Europeu de Estabilidade, e Paolo Gentiloni, comissário europeu da Economia.
Pagamentos bancários passam a mostrar destinatário
Os pagamentos para entidades através do sistema bancário português passam a partir desta segunda-feira a apresentar o nome do destinatário, através de uma norma do Banco de Portugal (BdP) que pretende combater a fraude bancária. Este é o mais recente mecanismo do BdP para evitar fraudes no setor, depois de, no ano passado, também em maio, ter entrado em vigor uma solução para identificar o titular da conta através do IBAN, aquando de uma transferência.
Combustíveis ficam mais caros
O início desta semana é também marcado pela subida do preço dos combustíveis. A gasolina deverá descer 2,5 cêntimos e o gasóleo, o combustível mais utilizado em Portugal, três cêntimos. Quando for abastecer, deverá assim pagar 1,533 euros por litro de gasóleo simples e 1,691 euros por litro de gasolina simples 95, tendo em conta os valores médios praticados nas bombas à segunda-feira, divulgados pela Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG). É preciso recuar a 14 de janeiro para ter uma subida mais expressiva do diesel (4,7 cêntimos) e a 24 de março para a gasolina (3,7 cêntimos)
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
5 coisas que vão marcar o dia
{{ noCommentsLabel }}