Juros da casa descem há 15 meses para mínimos de dois anos
Com as taxas de juro do crédito da casa em baixa há 15 meses, a prestação média da casa voltou a cair em abril para o valor mais baixo em ano e meio.
Os juros do crédito da casa continuam a aliviar nos bolsos das famílias, depois de terem recuado em abril pelo 15.º mês consecutivo para mínimos de dois anos, de acordo com os dados divulgados esta segunda-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).
A taxa de juro implícita no crédito à habitação caiu para 3,663% no mês passado, menos 7,2 pontos base em relação a março, baixando para a taxa mais baixa desde maio de 2023.
Juros da casa baixam
Fonte: INE
Acompanhando esta descida, a prestação média da casa recuou 2 euros para 396 euros, o valor mais baixo desde novembro de 2023, segundo os mesmos dados. Deste montante, 183 euros correspondem a capital amortizado, enquanto 213 euros são juros. O valor do capital em dívida renovou máximos históricos em abril, atingindo os 70.413 euros.
Há mais de um ano que os juros associados ao empréstimo da casa estão em queda refletindo sobretudo a descida das Euribor, que servem de base para o cálculo da prestação mensal.
Estas taxas interbancárias estão em queda há vários meses por conta do alívio da política monetária do Banco Central Europeu (BCE), que desde o verão passado já baixou as taxas oficiais da Zona Euro por sete ocasiões, num total de 1,75 pontos percentuais.
A próxima reunião do conselho de governadores do BCE tem lugar no dia 5 de junho. Os analistas estão divididos quanto a um novo corte ou se as taxas se mantêm.
(Notícia atualizada às 11h25)
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Juros da casa descem há 15 meses para mínimos de dois anos
{{ noCommentsLabel }}