Media

Dona do Jornal de Notícias e TSF tem nova estrutura acionista

+ M,

Mário José Andrade Ferreira, que foi acionista maioritário da SAD do Vitória de Guimarães, passa a ter 10% do capital da dona do JN. A Parsoc assume maioria do capital e a Ilíria, que tinha 35%, sai.

A Notícias Ilimitadas, dona do Jornal de Notícias (JN), TSF e O Jogo desde julho de 2024, conta com Mário José Andrade Ferreira como novo acionista da sua estrutura. Radicado na África do Sul, o empresário foi entre 2013 e 2022 acionista maioritário da SAD do Vitória de Guimarães.

A entrada na estrutura acionista da Notícias Ilimitadas é feita através da empresa Mário Andrade Ferreira, SA — detida a 90% pelo empresário –, que passou a ter 10% do capital da Verbos Imaculados, empresa que controla a dona do JN e TSF com uma participação de 70%, no âmbito de uma recomposição acionista que passou por um aumento de capital e que levou à saída da Ilíria, que tinha entrado com 10% no negócio mas que entretanto já tinha subido a sua posição para 35%, após a compra de 25% que eram do grupo OTI Investimentos, fabricante das bolachas Belga, cujo presidente, Diogo Freitas, saiu em rota de colisão com a estratégia seguida no grupo refere o Expresso.

Com a recomposição, a Parsoc, detida pelo empresário José Rogeira e que entrou inicialmente no projeto com 30% na Verbos Imaculados, assumiu a maioria do capital, passando a deter diretamente 51% da Verbos Imaculados, ao que se somam mais 10% através de uma empresa participada, a FEPI – Distribuição.

Com as mudanças, também a Mesoystem passou dos 15% iniciais para 19%, enquanto Domingos de Andrade, que lidera o grupo, passou de 20 para 10%. A cooperativa de trabalhadores que estava previsto ficar com 9% do capital, nunca chegou a ser constituída.

A Notícias Ilimitadas lançou na semana passada um programa de rescisões por mútuo acordo para trabalhadores, justificando a medida com necessidade de “ajustar a estrutura de custos”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.