Lagarde terá discutido sair do BCE antes de fim do mandato para liderar FEM
Fundador do Fórum Económico Mundial (FEM), Klaus Schwab, alega que Christine Lagarde terá discutido sair do BCE antes do fim do mandato.
Christine Lagarde terá discutido sair do Banco Central Europeu (BCE) antes do fim do mandato, que termina em 2027, para liderar o Fórum Económico Mundial (FEM). Segundo o fundador da organização, que foi afastado dos comandos do FEM após denúncias anónimas sobre conduta irregular, a transição entre cargos foi discutida com a própria Lagarde num encontro em abril em Frankfurt.
Em entrevista ao Financial Times, Klaus Schwab disse que a reunião com a francesa serviu “para discutir a transição de liderança” no FEM, ficando Schwab como chairman até Lagarde “estar pronta para assumir o cargo, o mais tardar, no início de 2027”.
Schwab alega também que foram tomadas medidas específicas nesse sentido, como reservar um apartamento para a atual presidente do BCE na Suíça, onde fica a sede da instituição conhecida pela reunião anual de Davos.
No entanto, Lagarde, que faz parte do Conselho de Administração do Fórum Económico Mundial desde 2008, tem um mandato de oito anos no BCE, não renovável, que terminará apenas no final de outubro de 2027.
Importa lembrar que o fundador do FEM, que tem 87 anos, disse em abril que tencionava deixar a liderança do fórum em janeiro de 2027. Mas acabou por ser afastado pela administração, na sequência de uma série de denúncias anónimas que alegam que o próprio e a família terão recebido benefícios financeiros indevidos da organização.
De acordo com fontes contactadas pelo jornal britânico, se Lagarde eventualmente aceitasse a proposta, teria de abandonar a liderança do BCE pelo menos dez meses antes do fim do seu mandato.
Entretanto, um porta-voz do BCE já reagiu à notícia, dizendo que Lagarde está “determinada em completar o seu mandato”.
Neste momento, o FEM é liderado interinamente pelo vice-presidente do Conselho de Administração e antigo diretor-geral da Nestlé, Peter Brabeck-Letmathe.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Lagarde terá discutido sair do BCE antes de fim do mandato para liderar FEM
{{ noCommentsLabel }}