Dívida pública cresce 0,9% e supera os 280 mil milhões de euros pela primeira vez

A dívida pública aumentou em abril pelo quinto mês consecutivo, atirando o stock da dívida para um valor recorde de 280,9 mil milhões de euros, o equivalente a mais de 97% do PIB.

Há cinco meses consecutivos que a dívida pública está a crescer. Em abril, segundo dados do Banco de Portugal divulgados esta segunda-feira, o stock da dívida pública na ótica de Maastricht aumentou 2,59 mil milhões de euros para um valor recorde de 280,9 mil milhões.

“Esta variação refletiu o aumento dos títulos de dívida (+2,3 mil milhões de euros) e dos Certificados de Aforro (+0,5 mil milhões de euros), que foi parcialmente compensado pela diminuição dos empréstimos (-0,1 mil milhões de euros) e dos certificados do Tesouro (-0,1 mil milhões de euros)”, refere o Banco de Portugal em comunicado.

Este movimento atira a dívida pública para um valor acima dos 97% do PIB, depois de no primeiro trimestre o rácio de endividamento da República ter-se situado nos 96,3% do PIB.

powered by Advanced iFrame free. Get the Pro version on CodeCanyon.

Nota: Se está a aceder através das apps, carregue aqui para abrir o gráfico.

Só este ano, nos quatro primeiros meses, o stock da dívida engordou mais de 10 mil milhões de euros. Em termos homólogos, os dados do Banco de Portugal revelam ainda que a dívida pública registou em abril um crescimento de 3,16% face aos 272 mil milhões de euros contabilizados em maio de 2024. Há sete meses consecutivos que o fardo da dívida regista crescimentos homólogos.

O Banco de Portugal revela ainda que os ativos em depósitos das administrações públicas totalizaram 20,4 mil milhões de euros, “o que corresponde a um aumento de 1,6 mil milhões de euros relativamente a março”. Deduzida desses depósitos, “a dívida pública aumentou mil milhões de euros, para 260,4 mil milhões de euros”, conclui o Banco de Portugal.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Dívida pública cresce 0,9% e supera os 280 mil milhões de euros pela primeira vez

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião