5 coisas que vão marcar o dia
Os acionistas do Novobanco vão deliberar sobre a admissão à bolsa. Nos Estados Unidos entra em vigor o reforço das tarifas sobre aço e alumínio. E Bruxelas fará recomendações aos Estados-membros.
Os acionistas do Novobanco vão deliberar sobre a entrada do banco em bolsa. Já a Comissão Europeia publicará recomendações sobre os orçamentos dos Estados-membros. Entra ainda em vigor o aumento das tarifas sobre as importações norte-americanas de aço e alumínio, que passam de 25% para 50%. Saiba os temas que irão marcar esta quarta-feira.
Acionistas do Novobanco votam admissão à bolsa
Pelas 11h30, os acionistas do Novobanco vão deliberar em assembleia geral extraordinária sobre a admissão à negociação das ações no mercado regulamentado da Euronext Lisbon. A luz verde dos acionistas — designadamente, o fundo Lone Star, o Fundo de Resolução e a Direção-Geral do Tesouro e Finanças (DGTF) — para que o capital do Novobanco possa ser admitido na bolsa é um passo decisivo e precedente à oferta pública inicial (IPO, na sigla em inglês) que o banco liderado por Mark Bourke tem vindo a preparar desde que, a 13 de fevereiro, anunciou o mandato atribuído pelo fundo americano para avançar com a operação.
Bruxelas faz recomendações aos Estados-membros
A Comissão Europeia irá publicar as recomendações sobre os orçamentos dos Estados-membros. Estes projetos de recomendações específicas por país oferecem orientações adaptadas a cada Estado-Membro no que diz respeito às políticas económicas, orçamentais e de emprego a aplicar.
Reforço de tarifas nos EUA entra em vigor
Esta quarta-feira, entra em vigor aumento das tarifas sobre importações de aço e alumínio de 25% para 50% nos Estados Unidos. Donald Trump anunciou este aumento das tarifas no último fim de semana, de forma a proteger a produção nacional, justificou. Até aqui, estavam em vigor tarifas de 25% sobre o aço, o alumínio e os seus derivados, a que se juntam tarifas de 25% sobre os automóveis importados e certas peças automóveis e a tarifa base de 10% aplicável a todos os seus parceiros comerciais.
Banco de Portugal mede juros dos empréstimos e depósitos
O Banco de Portugal atualiza os dados relativos a abril sobre as taxas de juro e montantes de novos empréstimos e depósitos. Em março, a taxa de juro média dos novos depósitos a prazo de particulares diminuiu pelo 15.º mês consecutivo, para 1,69% em março, e a taxa de juro média das novas operações de crédito à habitação foi de 3,11% em março, o valor mais baixo desde dezembro de 2022. Já o montante de novos contratos à habitação aumentou 265 milhões de euros, para 1.951 milhões de euros, o segundo valor mais elevado da série histórica.
‘Livro Bege’ da Fed dá pistas sobre a economia
A Reserva Federal (Fed) vai divulgar esta quarta-feira os dados mais recentes sobre a economia norte-americana. Publicado oito vezes por ano, o “Livro Bege” apresenta o resumo das condições e atividade económica do país, com base no reportado pelos diferentes bancos centrais federais. Na última edição, lançada em abril, o Livro Bege referia que a atividade económica nos Estados Unidos “permaneceu praticamente inalterada” desde o último relatório da autoridade monetária. Com a chuva de tarifas lançada por Donald Trump, os investidores estarão particularmente atentos a esta nova edição.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
5 coisas que vão marcar o dia
{{ noCommentsLabel }}