Fundadores da Poke House querem abrir 20 hamburguerias SmashVille e investir 2 milhões

Rede de hamburguerias deverá criar entre 160 a 200 postos de trabalho, num investimento inicial de 2 milhões de euros. Aposta inicial será em espaços em centros comerciais.

Depois da aposta na abertura da rede Poke House em Portugal, os empreendedores Duarte Costa e Francisco Nobre Guedes, juntamente com Fernando Costa, estão com uma nova aposta: a rede de hamburguerias SmashVille. Até ao final do próximo ano querem ter 20 lojas abertas, criando entre 160 e 200 postos de trabalho, num investimento inicial de dois milhões de euros.

“O SmashVille nasceu durante uma viagem a Itália, onde nos deparámos pela primeira vez com este fenómeno que é o smash burger. Depois de darmos a primeira trinca, ficou imediatamente assente que teríamos de trazer este produto para Portugal, pois era algo verdadeiramente diferente do que estamos habituados a ver, e que só provando se percebe”, explica Fernando Costa, um dos sócios fundadores com Duarte Costa e Francisco Nobre Guedes, ao ECO.

“É um produto mais indulgente, mass market e com potencial para crescer rapidamente. O smash burger é uma tendência internacional em forte crescimento, e sentimos que ainda não estava bem explorado em Portugal com a intensidade e clareza que queríamos trazer, principalmente nos shoppings, onde o Poke House está mais presente”, continua o responsável.

A nova rede entra num mercado onde não faltam operadores, como McDonald’s, Burger King ou ofertas mais premium como o H3 ou o Honorato. O que trazem de novo? “Queremos posicionar o SmashVille como uma marca clara, irreverente e sem pretensões. A experiência é simples, rápida e saborosa com foco no produto. Os nossos ingredientes são frescos e premium — a carne vem de Itália, o pão vem da Pensilvânia (EUA) e as batatas vêm da Holanda. Cada hambúrguer é feito à frente do cliente”, descreve Fernando Costa. “É uma marca com uma imagem visual forte, pensada para o digital e para um público que valoriza autenticidade”, reforça o sócio fundador responsável pela comunicação da marca.

Planos de expansão

As primeiras duas hamburguerias já estão a funcionar. “Para já, a prioridade são os centros comerciais, onde conseguimos testar e escalar com rapidez. As primeiras duas localizações estão abertas — Atrium Saldanha e Amoreiras — e estamos prestes a abrir as próximas três, no Almada Forum, CascaiShopping e Campo Novo“, adianta Fernando Costa.

“A rua deverá vir a fazer parte da equação, mas numa fase posterior. O plano é continuar a trabalhar em novas aberturas ainda este ano e termos 20 lojas até ao final de 2026″, revela. “Estamos a trabalhar para ter 10 lojas abertas a curto prazo, e 20 no médio prazo. O investimento inicial ronda os 2 milhões de euros“, diz.

Será um investimento próprio, com o recurso ao franchising para acelerar expansão a ser avaliada numa fase posterior do projeto. “Nesta fase inicial, todas as lojas serão próprias. Queremos garantir consistência no produto, serviço e ambiente. Mais à frente, poderemos considerar o franchising — mas apenas com uma base muito bem testada. O foco agora está em afinar o conceito com total controlo operacional“, explica Fernando Costa.

A rede poderá criar, até 2026, entre 160 a 200 postos de trabalho. “Cada loja cria, em média, entre 8 a 10 postos de trabalho diretos. Com as duas primeiras lojas estamos já a gerar cerca de 20 empregos, além dos escritórios (10). Até ao final do ano contamos chegar aos 65 colaboradores”, diz o sócio fundador.

A marca foi lançada por dois dos sócios portugueses da Poke House, cadeia que em 2020 foi investida pela Poke House Itália de Matteo Pichi e Vittoria Zanetti. “O Poke House continua em crescimento: existem neste momento 26 lojas e decorrem três obras para novas aberturas — Alegro Sintra, Algarve Shopping e Campo Novo”, adianta Fernando Costa.

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