Nova autoridade europeia de combate à lavagem de dinheiro inicia operações

  • ECO
  • 14:24

Liderada pela italiana Bruna Szego, a nova Autoridade Europeia de Combate ao Branqueamento de Capitais e Financiamento do Terrorismo iniciou funções esta terça, 1 de julho.

Esta terça-feira marca o início oficial das operações da nova Autoridade Europeia de Combate ao Branqueamento de Capitais e Financiamento do Terrorismo (AMLA, na sigla em inglês), a partir de Frankfurt.

A AMLA irá coordenar as autoridades nacionais e supervisionar diretamente instituições financeiras internacionais com maior risco. Liderada pela italiana Bruna Szego, que foi nomeada para o cargo em janeiro deste ano, a autoridade contará com um staff de cerca de 400 trabalhadores.

A AMLA está pronta para transformar o combate ao crime financeiro na União Europeia”, referiu a comissária europeia Maria Luís Albuquerque num post partilhado no LinkedIn sobre o início de operações da entidade.

“É o culminar de uma reforma de vários anos concebido para colmatar lacunas na nossa estrutura de combate ao branqueamento de capitais e ao financiamento do terrorismo. O lançamento da AMLA representa um passo concreto para uma supervisão mais forte e unificada em toda a UE e para uma maior integridade do nosso sistema financeiro”, acrescentou a comissária portuguesa com a pasta dos Serviços Financeiros.

No âmbito da Regulação do Combate ao Branqueamento de Capitais, que entrou em vigor há um ano, foi alargado o âmbito da aplicação das regras a novas entidades, incluindo prestadores de serviços de criptoativos, intermediários de crédito e clubes profissionais e agentes de futebol, entre outros.

“Juntos, enviamos um sinal poderoso: a Europa está a elevar os seus padrões — defendendo a nossa economia, protegendo os cidadãos e garantindo que os nossos mercados financeiros continuam a ser referências globais de transparência e confiança”, assinala Maria Luís Albuquerque.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Nova autoridade europeia de combate à lavagem de dinheiro inicia operações

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião