Braga requalifica edifício do Convento do Pópulo por 6,4 milhões

Para além da reabilitação e modernização do emblemático edifício, a autarquia bracarense quer preservar o património histórico.

O Município de Braga anunciou esta quarta-feira que vai avançar com a requalificação do edifício do Convento do Pópulo. A obra, que representa um investimento de 6,4 milhões de euros, tem como objetivo a reabilitação e modernização do edifício, garantindo a preservação do património histórico.

“Este é um projeto essencial para garantir que o Convento do Pópulo continue a servir Braga com dignidade, funcionalidade e sustentabilidade“, refere o presidente da Câmara Municipal de Braga, Ricardo Rio, citado em comunicado.

“Apostamos numa requalificação profunda que respeita a identidade histórica do edifício, ao mesmo tempo que o dota das melhores condições técnicas e ambientais para servir os cidadãos e os serviços municipais”, detalha o autarca que está a terminar o seu terceiro e último mandato.

A empreitada está estruturada em duas frentes: o Bloco A, correspondente ao antigo edifício do convento, onde se prevê a reabilitação das fachadas e a requalificação dos espaços interiores; e o Bloco B, referente ao edifício ampliado em 1997, que será alvo de obras semelhantes, incluindo ainda a reformulação de uma das coberturas.

A autarquia bracarense adianta ainda que o projeto conta com um financiamento do programa Norte 2030, enquadrado no Plano de Ação do ITI CIM do Cávado. O montante máximo elegível para cofinanciamento ascende a 2.098.881,00 euros (com IVA), inserido na operação “Eficiência Energética no Edifício do Pópulo”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Braga requalifica edifício do Convento do Pópulo por 6,4 milhões

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião