Famílias reembolsaram 9 mil milhões do crédito da casa antes do prazo
Descida dos juros reduziu incentivos às amortizações antecipadas de crédito. Ainda assim, os reembolsos antes do prazo atingiram os 9 mil milhões de euros no ano passado.
Os reembolsos antecipados do crédito à habitação atingiram os nove mil milhões de euros no ano passado, quase menos 20% em relação a 2023, com a descida das taxas de juro a reduzir os incentivos para as famílias amortizarem o empréstimo da casa antes do tempo, segundo o Banco de Portugal.
Ao todo foram realizados mais de 182 mil reembolsos antecipados totais ou parciais ao longo de 2024, menos 26,1% em comparação com o ano anterior (247 mil), de acordo com o Relatório de Acompanhamento dos Mercados de Crédito divulgado esta quarta-feira pelo supervisor bancário.
O montante médio por reembolso aumentou para 49,4 mil euros, mais quatro mil euros em relação a 2023.
Os dados mostram que a maioria que fez reembolsos antecipados no ano passado optou por amortizar a totalidade do empréstimo da casa ao banco: foram mais de 105 mil, ou seja, 57% do total de reembolsos antecipados. Ainda assim, observou-se uma diminuição de 20% do número de amortizações antecipadas totais, correspondendo a um montante reembolsado de 7,8 mil milhões de euros (-13,8%).
Já o número de amortizações parciais caiu 33% para 77,7 mil operações, envolvendo 1,2 mil milhões de euros.
O Banco de Portugal explica que a diminuição dos reembolsos antes do prazo se deveu à descida das taxas de juro aplicadas aos contratos de crédito à habitação, “reduzindo os incentivos às amortizações antecipadas”.
O supervisor lembra ainda que a diminuição dos reembolsos antecipados se verificou “em paralelo com o prolongamento da suspensão temporária da comissão por reembolso antecipado nos contratos de crédito para habitação própria permanente que estejam num período de taxa de juro variável”.
“Contudo, observou-se um aumento pontual destes reembolsos em dezembro de 2024, para o que pode ter contribuído a maior liquidez por parte dos clientes bancários nesta altura do ano e o facto da decisão sobre a prorrogação da isenção de comissão por reembolso antecipado ter sido confirmada apenas no início de 2025 com a publicação do Lei n.º 1/2025, de 6 de janeiro”, acrescenta o Banco de Portugal.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Famílias reembolsaram 9 mil milhões do crédito da casa antes do prazo
{{ noCommentsLabel }}