Galp abre época de resultados do PSI do primeiro semestre
Arranca esta segunda-feira a época de resultados das cotadas portuguesas, após o melhor semestre do PSI desde 2007. Galp, Navigator e BCP estão em destaque na divulgação de contas.
A segunda metade do mês de julho marca o início da temporada de resultados do primeiro semestre das principais cotadas portuguesas, numa altura em que o PSI viveu o seu melhor primeiro semestre dos últimos 18 anos, com uma valorização de 21,8%, apenas superada na Europa pelo espanhol IBEX 35.
O pontapé de saída será dado esta segunda-feira pela Galp, que apresentará os seus dados operacionais preliminares do segundo trimestre antes da abertura da bolsa. A petrolífera, que viu os seus lucros caírem 41% no primeiro trimestre para 192 milhões de euros, procura agora mostrar sinais de recuperação num contexto de mercado internacional volátil.
Será também a petrolífera, liderada por Maria João Carioca e João Diogo Silva desde finais de abril, a fazer as honras da apresentação dos resultados dos primeiros seis meses, ao publicar as contas a 21 de julho antes da abertura do mercado, seguida pela Nos no mesmo dia, mas após o fecho da bolsa.
A 24 de julho concentra-se o trio de cotadas composto por Navigator, REN e Altri, sendo que o foco maior estará sobre a Navigator, que no ano passado apresentou “resultados históricos”, com “o segundo melhor primeiro trimestre da sua história”, que se traduziram em lucros de 159 milhões de euros neste período.
Mas é na última semana de julho que se vive o momento mais intenso desta temporada. Entre 28 de julho e 1 de agosto, oito das 15 cotadas do PSI apresentarão as suas contas semestrais, numa verdadeira maratona de números que incluirá BCP, EDP, Jerónimo Martins, Semapa e Sonae.
Em contraciclo com a concentração de julho, duas cotadas optaram por calendários mais tardios: a Mota-Engil, que apresentará os seus resultados apenas a 27 de agosto, e a Ibersol, que fica para último, tendo agendado a divulgação das contas semestrais para 15 de setembro.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Galp abre época de resultados do PSI do primeiro semestre
{{ noCommentsLabel }}