Fórum Nacional de Seguros 2025 com mais de 2600 inscritos
Foram mais de 2600 os inscritos no Fórum Nacional de Seguros 2025. O evento juntou vários players do setor esta terça-feira, no Porto, e contou com mais de 50 stands e 55 marcas associadas.
A quarta edição do Fórum Nacional de Seguros, que decorreu esta terça-feira e quarta-feira, atingiu o número recorde de inscritos no evento, com mais de 2600 inscrições. Além disso, marcaram presença na exposição mais de 50 stands e 55 marcas que representam os vários players do setor segurador.
O primeiro dia ficou também marcado pelos nove painéis de debate, que contaram com a presença de vários especialistas para discutirem temas como a proteção das famílias, os desafios e oportunidades nos seguros de saúde, o papel dos seguros na inclusão financeira, a nova legislatura para os seguros, a redução dos protection gaps, a poupança e o risco, a cibersegurança e o papel da IA na mediação de seguros.
Além da relevância dos temas em debate, a proximidade com os vários profissionais do mercado, bem como a possibilidade de dar a conhecer e atualizar produtos e soluções, são algumas das razões que justificam o crescimento do Fórum Nacional de Seguros de ano para ano e os números recorde de 2025.
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Stand da Diagonal Seguros -
Stand da MBL -
Stand da Arag e SeguroPorDias -
Stand da Milenia -
Stand da Asisa -
Stand da Mgen
“O fórum tem ganho cada vez mais adeptos profissionais de seguros, é uma referência e mantém-nos a par das atualidades do mercado segurador. Não podemos deixar de marcar presença”, começou por dizer Pedro Valadas, Coordenador Comercial Sul e Ilhas da Asisa. A mesma opinião foi partilhada por Elsa Canelas, Gerente na MBL Seguros, que ainda acrescentou: “Este evento envolve todas as companhias de seguros a nível nacional, portanto temos aqui toda a amplitude do setor em Portugal“.
Trata-se, por isso, de um evento “comercialmente relevante”, já que, de acordo com Pedro Oliveira, Diretor Comercial da Mgen, permite a “troca de conhecimentos, impressões, e de contacto porque todas as seguradoras e brokers estão aqui representadas”. Juan Carlos Munoz, CEO da Arag, foi ainda mais longe e afirmou mesmo que o Fórum Nacional de Seguros (FNS) “é o único que une tantos stakeholders no mercado português”.
“A relevância do FNS é podermos captar novos agentes nas diversas modalidades que temos para oferecer. E, por outro lado, rever os nossos agentes que, muitas vezes, vêm aqui visitar o fórum”, reforçou Nuno Santos, Administrador e Diretor Geral da Diagonal Corretor de Seguros. Este encontro com agentes foi também mencionado por Mário Francisco, Administrador da Milenia, que confessou nem sempre ser fácil visitar os clientes que têm em todos os distritos do país: “O fórum é uma forma de encontrarmos pessoas que não temos conseguido visitar”.
Networking, pessoas e proximidade são as palavras-chave do FNS
Por reunir os vários players do setor no mesmo local, o Fórum Nacional de Seguros tornou-se, segundo João Silva, Diretor da SpecialtyRisks, “no único e no maior palco do setor“. “Esta capacidade de agregar todo o setor é o que nos faz pensar que isto é distintivo e que vale a pena estar aqui“, corroborou Helena Leite, COO da Cleva.
Para Emérico Gonçalves, Diretor Comercial da Hiscox, esta iniciativa ajuda a “diminuir o gap de proteção que ainda existe em Portugal“, já que é um espaço relevante “do ponto de vista segurador, mas essencialmente da mediação e da corretagem”. “São aqueles que de facto têm de levar a mensagem da proteção aos clientes, sejam particulares ou empresas“, afirmou. Esta exploração do setor como um só também foi destacada por Jorge Pinto, Diretor de Vendas de Distribuição da Zurich Portugal, que considera essencial para a “mitigação do risco”, principalmente nesta “fase de uma nova legislatura” para o setor.
“Eu distinguiria as pessoas como o elemento-chave do fórum. Este é um momento, por excelência, para juntar as pessoas. Estão aqui representadas diversas entidades que contribuem e que apoiam todo o processo de venda e de distribuição”, disse ainda Rui Ferreira, Diretor Comercial da Lusitânia. Por essa razão, Diogo Oliveira, Diretor Comercial da SEGUP, acabou por apelidar o evento como um “meeting point do setor”, já que se tornou no “ponto de encontro dos principais players que operam no mercado nacional“.
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Stand da MDS -
Stand da VCS -
Stand do Doutor Finanças -
Stand da SpecialtyRisks -
Stand da Hiscox -
Stand da ART -
Stand da Frank -
Stand da Cleva -
Stand da Zurich -
Stand da Lusitânia -
Stand da Glassdrive -
Stand da SEGUP
Nesse sentido, Fernando Lopes, Diretor Comercial da ART, destacou a proximidade que o Fórum Nacional de Seguros proporciona como uma oportunidade para chegarem “aos mediadores, principalmente os de menor dimensão” e promoverem a “afirmação da própria marca”. Jéssica Lourenço, Diretora de Marketing e Desenvolvimento de Negócio da Glassdrive, provou este ponto e admitiu que o FNS “é uma mais-valia para reforçar parcerias que já estão implementadas e estabelecer novas”.
“Acaba por ser um meio de concentração de profissionais de renome, onde conseguimos capitalizar e captar pessoas“, reconheceu André Gil, Diretor do Produto da Rede de Seguros do Doutor Finanças. “É, de facto, o grande acontecimento dos seguros em Portugal. Está cá o mercado todo, as pessoas vêm aqui para conhecer as novidades, para aprender, para saber tudo aquilo que há para saber no setor”, garantiu, por sua vez, Rodrigo Esteves, Diretor da MDS Partners. E este reconhecimento associado ao evento faz com que cada vez mais marcas se queiram associar, já que, de acordo com Ana Matos, Diretora de Distribuição Sul da VCS, “é o melhor sítio” para promover a “notoriedade da marca”.
Paulo Machado, Representante em Portugal da SeguroPorDias, destacou, por isso, outro elemento-chave do Fórum Nacional de Seguros: “É sobretudo o networking, uma vez que estamos todos os anos com todos os responsáveis dedicados a seguros. Em 2025, não há outro fórum que se compare”. Esta rede de contactos criada neste espaço acaba, segundo António Castro, Co-founder da Frank, “consolidar as visões diferentes do setor”, o que se torna “interessante para quem vende produtos aplicáveis a diferentes necessidades”.
A perspetiva de quem volta
“Desde a primeira iniciativa que escolhemos estar presentes“, começou por dizer Carla Azevedo Gomes, Sócia da SPS Advogados, explicando que esta parceria se mantém devido à dimensão do evento e ao que lhe proporciona: “O fórum é enorme, o mercado está todo presente aqui. Os painéis também são interessantes porque tratam temas do dia-a-dia. Acaba por ser aqui uma partilha de experiências super interessante, que nos ajuda a saber o que está a acontecer fora do nosso escritório”.
Também David Sousa, Diretor Geral da SEMPER, que tem marcado presença em todas as edições destacou o crescimento do evento e explicou como isso se reflete no proveito do mesmo. “Estamos aqui desde a primeira edição e gosto de saber que cresceu bastante em termos de comparência de outras mediações. É um fórum essencialmente para quem trabalha dentro do setor, o que é uma oportunidade“, reconheceu.
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Stand da Lluni -
Stand da SPS -
Stand da Prevoir -
Stand da DS Seguros -
Stand da NacionalGest -
Stand da Azuaga -
Stand da Innovarisk -
Stand da SEMPER
“O Fórum Nacional de Seguros é uma marca que todos os anos recolhe aqui milhares de pessoas da área dos seguros. Hoje ainda não tinham as portas abertas e já estava cheio, portanto, para nós é importantíssimo estar cá”, partilhou Nádia Simões, Coordenadora Regional da DS Seguros. A repetir a presença estava também Luís Malcato, Administrador da Azuaga Seguros, que caracterizou o evento como uma “oportunidade gigantesca” para estarem presentes no mercado, “em particular com a área da distribuição”.
A LLuni é outra marca parceira do FNS desde a primeira edição e, para Miguel Pinheiro, Sales Manager da Lluni, continua a ser importante estarem presentes porque “têm uma rede bastante alargada de clientes” que justifica não faltarem ao evento que tem “o peso maior no mercado e na atividade seguradora”. Já para Luiz Ferraz, CEO da Prévoir, repetir a presença no fórum, além de lhes permitir dialogar com a concorrência, também tem o objetivo de “confirmar que aquilo que estamos a fazer é o correto”.
“É esta junção de todos os mediadores e esta colaboração que tem de existir porque não estamos sozinhos no mundo“, acrescentou Bárbara Santos, Team Leader da Equipa de Gestão de Rede da Innovarisk. A importância desta “reunião do setor” foi também mencionada por Cláudio Gonçalves, Diretor Geral da NacionalGest, que concluiu: “É importantíssimo que o setor se reúna e evolua porque é fundamental para entregar a partilha de conhecimento. Deviam aparecer mais eventos do género“.
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