A inovação pode acelerar a transição para uma mobilidade mais sustentável nas nossas cidades
Sofia Taborda, especialista em inovação e mobilidade, é a convidada do mais recente episódio do podcast ECO Auto. A inovação e mobilidade sustentável nas cidades foi um dos principais temas abordados.
Sofia Taborda é a convidada do ECO Auto, um podcast sobre o futuro da mobilidade, que surge de uma parceria do ECO com o Mundo Automóvel. Licenciada em engenharia do ambiente e Mestre em Engenharia e Gestão de Tecnologia, fala, neste episódio de inovação e mobilidade sustentável nas nossas cidades, no desenvolvimento de políticas relacionadas com transportes e o que falta para para conseguirmos acelerar a transição para um sistema de mobilidade ambientalmente mais eficiente.
powered by Advanced iFrame free. Get the Pro version on CodeCanyon.
Com um percurso profissional entre a Academia, a consultadoria e a Future Cities Catapult em Londres, um centro de inovação na área das cidades inteligentes, Sofia Taborda destaca neste episódio alguns dos principais desafios para superar os desafios da mobilidade sustentável em várias frentes, como facilitar o acesso e criar condições para que as pessoas façam a transferência do automóvel para os transportes alternativos, aumento das redes cicláveis, melhoria do carregamento urbano, mas também a necessidade de algumas medidas restritivas como a redução da capacidade de estacionamento entre outras.

Refere também a importância de reduzir a desigualdade existente no acesso aos serviços de mobilidade, nomeadamente nas regiões com grandes desafios de despovoamento e envelhecimento da população e o papel da inovação e da tecnologia para acelerar a transição para um sistema de mobilidade mais eficiente e sustentável. O futuro das cidades é o nosso futuro. Em Portugal que tem uma pirâmide etária invertida uma em cada cinco pessoas reporta ter alguma dificuldade na sua mobilidade de modo que qualquer solução de futuro deve ser criada em estreita colaboração com as pessoas.
Na comparação que faz entre as soluções adoptadas nos países da Europa e Portugal, a especialista em inovação e mobilidade sustentável começa por identificar as diferenças. As zonas metropolitanas têm uma dinâmica de mobilidade bastante diferente das restantes zonas do país o que obriga a tomar medidas diferenciadas tendo em conta a realidade de cada região, por exemplo, em zonas despovoadas onde o número e o perfil do cliente impõe soluções mais flexíveis, enquanto a principal diferença entre as realidades na Europa começam por ser de ordem cultural e influenciam as decisões na área da mobilidade.
Em Portugal temos uma tendência para tomar decisões definitivas sem acautelar a necessidade de corrigir eventuais erros que se tornam inimigos do desenvolvimento e da criação de novas soluções para responder às diferentes necessidades das pessoas. Precisamos de estabilizar os nossos fatores de decisão para priorizar os investimentos. A inovação pode ser apenas introduzir melhoramentos nos processos como o desenvolvimento dos sistemas de bilhética que tem vindo a ser introduzido em Portugal com um aumento da qualidade do serviço prestado, mais comodidade e rapidez e menor custo, que têm impacto nas decisões das pessoas.
O Podcast ECO Auto resulta de uma parceria com o Mundo Automóvel e está disponível no Spotify e na Apple podcasts.
Assista aqui ao episódio completo:
powered by Advanced iFrame free. Get the Pro version on CodeCanyon.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
A inovação pode acelerar a transição para uma mobilidade mais sustentável nas nossas cidades
{{ noCommentsLabel }}